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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35690
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Title: Inclusão educacional de um aluno superdotado com transtorno de Asperger no ensino fundamental : um estudo de caso
Authors: Souto, Waleska Karinne Soares Coutinho
Orientador(es):: Fleith, Denise de Souza
Assunto:: Superdotados
Inclusão escolar
Superdotados - necessidades educacionais
Transtorno de Asperger
Autismo
Issue Date: 29-Oct-2019
Citation: SOUTO, Waleska Karinne Soares Coutinho. Inclusão educacional de um aluno superdotado com transtorno de Asperger no ensino fundamental: um estudo de caso. 2019. xviii, 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O contexto internacional de concretização de direitos humanos inclui um movimento que reforça a relevância de inclusão social de pessoas com necessidades especiais. Concernente à educação, o processo de inserção de alunos com tais características no ensino regular apresenta como princípios fundamentais a igualdade de condições e a equidade de oportunidades para todos. Nas últimas décadas, tem-se observado um interesse crescente por parte de pesquisadores e educadores por alunos superdotados que apresentam, simultaneamente às habilidades superiores, dificuldades comportamentais, emocionais e de aprendizagem. A sobreposição dessas características aparentemente antagônicas é denominada dupla excepcionalidade. Este estudo teve como objetivo analisar a inclusão educacional de um aluno superdotado com transtorno de Asperger no ensino fundamental a partir da perspectiva de gestores, professores, mãe e do próprio aluno. Foram investigados os fatores que contribuíram para a inclusão do aluno, bem como os desafios enfrentados e o papel desempenhado pelo atendimento educacional especializado ao aluno superdotado nesse processo. Foi adotado como referencial teórico o Modelo dos Três Anéis de Renzulli. Para realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa de estudo de caso único. O participante da pesquisa foi um aluno do gênero masculino com 11 anos de idade, com características de dupla excepcionalidade. No momento da pesquisa, o aluno estava incluído em uma classe comum do ensino regular de 7º ano do ensino fundamental da rede pública e frequentava uma das salas de recursos para atendimento educacional especializado aos alunos com altas habilidades/superdotação da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas, análise documental e observações diretas no contexto escolar. O método de análise de dados empregado foi a análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicaram que a inclusão do aluno com dupla excepcionalidade na classe comum do ensino regular foi considerada um procedimento bem-sucedido. O aluno contou, ao longo de sua trajetória escolar, com uma rede sistematizada de apoio empenhada em potencializar seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. O excelente desempenho acadêmico do aluno e os progressos conquistados por ele no que diz respeito, principalmente, aos aspectos socioemocionais foram determinados por uma confluência positiva de diversos fatores associados tanto ao contexto escolar quanto familiar. Os desafios envolvidos no processo de inclusão estavam relacionados às dificuldades socioemocionais do aluno. Verificou-se ainda que o atendimento educacional especializado na sala de recursos de altas habilidades/superdotação favoreceu o processo de inclusão do aluno com dupla excepcionalidade na classe comum do ensino regular na medida em que impulsionou seu desenvolvimento global.
Abstract: The international context of concretization of the human rights includes a movement that reinforces the relevance of the social inclusion of people with special needs. Regarding the field of education, the inclusion process of students with special needs in the regular classes has as basic principles the equity of conditions and opportunities for all students. In the last decades, a growing interest has been noted among researchers and educators for gifted students who present superior abilities as well as behavioral, emotional and learning issues. The overlap of both of these traits apparently antagonists is called twice-exceptionality. This study aimed to analyze the educational inclusion of a twice-exceptional student in elementar school from the perspective of his mother, the school managers, teachers and himself. It was investigated the factors that contributed to the inclusion of the student, as well as the challenges faced and the role of the specialized educational service for gifted student in this process. The Renzulli Three-Ring conception of giftedness was adopted as theoretical model. The methodological framework adopted was a qualitative approach of a single case study. The research participant was an 11 years old male student with twice-exceptional characteristics. At the time of the data collection, the student was included in a 7th grade regular class of a public school, and attended a specialized educational service class for gifted students of the Federal District Secretary of Education. To collect the data, the following instruments were used: semi-structured interviews, documental analysis and observations in the school context. The data was analyzed through qualitative content analysis. The results showed the inclusion of the twice-exceptional student in the regular class as a well succeeded procedure. During his school trajectory, he could count on a systematized network, committed to his full cognitive, social and emotional development. His excellent academic performance and the earned progresses, especially with regard to socio-emotional aspects, were determined by a positive confluence of several factors asssociated both to the school and family environments. The challenges involved in the inclusion process were related to the student’s socioemotional difficulties. It was verified that the specialized educational service for gifted students favored the inclusion process of the twice-exceptional student in the regular class, to the extent that it provided an impulse to his global development.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
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