Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Sonia Marise Salles de | - |
dc.contributor.author | Mello, Andrei Simão de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T21:11:30Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T21:11:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Andrei Simão de. O Manual Pedagógico da Educação Empreendedora: proposta de ensino de empreendedorismo popular. 2018. 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35719 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cada vez mais o empreendedorismo é visto como elemento basilar no desenvolvimento econômico e no combate às desigualdades. Apesar de ser uma nação propícia ao desenvolvimento da atividade empreendedora, o Brasil ostenta uma das maiores taxas de mortalidade entre micro e pequenas empresas. Inúmeros pesquisadores indicam que uma das formas de combater tais taxas encontra-se em preparar adequadamente o futuro empreendedor nas competências, habilidades e atitudes fundamentais da atividade empreendedora. Em tal cenário, a educação empreendedora se insere como alternativa viável para aumentar as possibilidades de sucesso de novos empreendimentos, pois trata- se de um conjunto metodológico que visa preparar o discente através de atividades práticas voltadas à realidade regional ao qual está inserido. Assim, o modelo teórico teve como proposta analisar experiências de diferentes modelos educacionais no ensino da matéria em questão, triangulando-os e sintetizando-os para o uso de uma organização social: a Casa Azul Felipe Augusto. Esta instituição, sujeito da pesquisa, tem como objetivo o combate às desigualdades através da educação e do apoio psicossocial e encontra-se inserida em Samambaia-DF, uma das cidades com maior índice de vulnerabilidade social da região. A coleta de dados foi realizada através da observação participante na instituição e pesquisa em fontes primárias e secundárias. A originalidade deste trabalho de conclusão de curso encontra-se em seu resultado a proposta do Manual Pedagógico da Educação Empreendedora, que é voltado para os docentes que atuam na área, utilizando para isso os fundamentos da educação empreendedora e os métodos da educação ativa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Manual Pedagógico da Educação Empreendedora : proposta de ensino de empreendedorismo popular | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação empreendedora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade social | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Increasingly, entrepreneurship is seen as a basilar element in economic development
and in the fight against inequality. Despite been a nation propitious to development of
entrepreneurial activity,Brazil holds one of the highest death rates regarding micro and
small companies. Countless researchers indicate that one of the ways of opposing
these rates is in preparing adequately the future entrepreneur with the fundamental
skills and attitude of the entrepreneurial activity. In this scenario, entrepreneurial
education inserts itself as a viable alternative to increase the chances of success of
new ventures, because is about a methodological set that aims to prepare the student
through practical activities focused on his own regional reality. Thereby, the theoretical
model had the purpose of analyzing experiences of different educational methods in
teaching the subject in question, triangulating and synthesizing them for the use of a
social organization: the ‘Casa Azul Felipe Augusto’. This institution, subject of this
research, has its goal on the inequality combat through education and psicossocial
backup, and it is located in Samabaia-DF, on of the cities with the highest level of social
vulnerability in the region. The data collection was performed through participant
observation in the institution and research in primary and secondary sources. The
originality of this work is in the result itself, the proposition of the ‘Manual Pedagógico
da Educação Empreendedora’, which is aimed at teachers that act in the field, using
for this the foundations of entrepreneurial education and the methods of active
education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|