http://repositorio.unb.br/handle/10482/35719
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_AndreiSimãodeMello.pdf | 13,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O Manual Pedagógico da Educação Empreendedora : proposta de ensino de empreendedorismo popular |
Autor(es): | Mello, Andrei Simão de |
Orientador(es): | Carvalho, Sonia Marise Salles de |
Assunto: | Empreendedorismo Educação empreendedora Desigualdade social |
Data de publicação: | 30-Out-2019 |
Data de defesa: | 7-Dez-2018 |
Referência: | MELLO, Andrei Simão de. O Manual Pedagógico da Educação Empreendedora: proposta de ensino de empreendedorismo popular. 2018. 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Cada vez mais o empreendedorismo é visto como elemento basilar no desenvolvimento econômico e no combate às desigualdades. Apesar de ser uma nação propícia ao desenvolvimento da atividade empreendedora, o Brasil ostenta uma das maiores taxas de mortalidade entre micro e pequenas empresas. Inúmeros pesquisadores indicam que uma das formas de combater tais taxas encontra-se em preparar adequadamente o futuro empreendedor nas competências, habilidades e atitudes fundamentais da atividade empreendedora. Em tal cenário, a educação empreendedora se insere como alternativa viável para aumentar as possibilidades de sucesso de novos empreendimentos, pois trata- se de um conjunto metodológico que visa preparar o discente através de atividades práticas voltadas à realidade regional ao qual está inserido. Assim, o modelo teórico teve como proposta analisar experiências de diferentes modelos educacionais no ensino da matéria em questão, triangulando-os e sintetizando-os para o uso de uma organização social: a Casa Azul Felipe Augusto. Esta instituição, sujeito da pesquisa, tem como objetivo o combate às desigualdades através da educação e do apoio psicossocial e encontra-se inserida em Samambaia-DF, uma das cidades com maior índice de vulnerabilidade social da região. A coleta de dados foi realizada através da observação participante na instituição e pesquisa em fontes primárias e secundárias. A originalidade deste trabalho de conclusão de curso encontra-se em seu resultado a proposta do Manual Pedagógico da Educação Empreendedora, que é voltado para os docentes que atuam na área, utilizando para isso os fundamentos da educação empreendedora e os métodos da educação ativa. |
Abstract: | Increasingly, entrepreneurship is seen as a basilar element in economic development and in the fight against inequality. Despite been a nation propitious to development of entrepreneurial activity,Brazil holds one of the highest death rates regarding micro and small companies. Countless researchers indicate that one of the ways of opposing these rates is in preparing adequately the future entrepreneur with the fundamental skills and attitude of the entrepreneurial activity. In this scenario, entrepreneurial education inserts itself as a viable alternative to increase the chances of success of new ventures, because is about a methodological set that aims to prepare the student through practical activities focused on his own regional reality. Thereby, the theoretical model had the purpose of analyzing experiences of different educational methods in teaching the subject in question, triangulating and synthesizing them for the use of a social organization: the ‘Casa Azul Felipe Augusto’. This institution, subject of this research, has its goal on the inequality combat through education and psicossocial backup, and it is located in Samabaia-DF, on of the cities with the highest level of social vulnerability in the region. The data collection was performed through participant observation in the institution and research in primary and secondary sources. The originality of this work is in the result itself, the proposition of the ‘Manual Pedagógico da Educação Empreendedora’, which is aimed at teachers that act in the field, using for this the foundations of entrepreneurial education and the methods of active education. |
Unidade Acadêmica: | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.