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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35750
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Title: Nessa rua, nessa rua, têm educandos da EJA com narrativas fotográficas para nos contar
Authors: Souza, Kleyne Cristina Dornelas de
Orientador(es):: Vieira, Maria Clarisse
Assunto:: Educação de jovens e adultos
Pessoas em situação de rua
Narrativas históricas
Fotografia
Issue Date: 5-Nov-2019
Citation: SOUZA, Kleyne Cristina Dornelas de. Nessa rua, nessa rua, têm educandos da EJA com narrativas fotográficas para nos contar. 2019. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Esta pesquisa se desenha como um exercício de compreender se a educação de jovens e adultos é um espaço de transformação na vida de educandos em situação de rua. O trabalho utilizou narrativas fotográficas como forma de dar voz e visibilidade a estes sujeitos marginalizados e oprimidos. A fotografia como dispositivo teve o intuito de criar oportunidades para esses sujeitos narrarem suas histórias de vida de forma que pudessem ver e transver sua condição humana e social. O objetivo foi identificar a ação protagonista e a construção coletiva desses educandos por meio das imagens e de suas histórias de vida. Para tanto, dois percursos foram realizados: um teórico, para fundamentar, em uma perspectiva freireana, o olhar desses sujeitos sobre si, sobre o grupo, sobre a rua, sobre a educação, tecendo um diálogo com autores dos direitos humanos e do método narrativo, outro empírico, a fim de explorar tal reflexão em uma pesquisa qualitativa por meio da entrevista narrativa e da fotografia junto com 20 educandos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Meninos e Meninas do Parque, uma escola de natureza especial do Distrito Federal que atende pessoas em situação de rua. Os textos narrativos das entrevistas foram explorados utilizando o software Iramuteq e a análise narrativa. Utilizou-se dois recursos oferecidos pela tecnologia do software: o primeiro foi a nuvem de palavras, que por meio da frequência possibilitou identificação das palavras-chave e permitiu a definição das categorias, o segundo foi a análise de similitude, que apresentou as coocorrências entre as palavras e as conexões estabelecidas entre elas. As narrativas e suas análises propiciaram informações acerca das suas necessidades, problemáticas, transformações, superações e sonhos com base nas categorias: educação, rua, trabalho, invisibilidade e direitos. O trabalho analisou também algumas políticas públicas educacionais para essa diversidade de sujeitos e problematizou as proposições e limites da sua implementação. Como resultado da análise de todo material construído e coletado de pesquisa, surge a compreensão de que a EJA pode ser um lócus potencial para um projeto de transformação na vida desses sujeitos, considerando o diálogo como atitude essencial na relação entre educadores e educandos na construção de uma educação libertadora, humanista e ao mesmo tempo conscientizadora.
Abstract: This research was built as an exercise to understand whether the education of young people and adults is a space of transformation in the lives of homeless students. The work used photographic narratives as a way of giving voice and visibility to these marginalized and oppressed human beings. Photography as a device was intended to create opportunities for these people to narrate their life stories so that they could see and transcend their human and social condition. The objective was to identify the protagonist action and the collective construction of these students through the images and their life stories. In order to do so, two courses were carried out: a theoretical method in order to give fundamental basis through a Paulo Freire’s perspective of their view about themselves, in their group, on the street, about education and having other human rights’ researchers. Concerning the narrative method, an empirical one, the objective was to explore their reflection in a qualitative research through the narrative interview and the photograph together with 20 students of the education of young people and adults from school Meninos e Meninas do Parque, a special school of the Federal District that attends people in homeless situation. The narrative texts of the interviews were explored using Iramuteq software. We used two features offered by software technology: the first one was the word cloud, which through the frequency of vocabulary enabled the identification of keywords and allowed the definition of categories; the second was the similarity analysis, which presented the co-occurrences between the words and the connections established between them. The narratives and their analyzes provided information about their needs, problems, transformations, surpassions and dreams based on the categories: education, street, work, invisibility and rights. The study also analyzed some public educational policies for this diversity of subjects and problematized the propositions and limits of its implementation. As a result of the analysis of all material constructed and collected from research, the understanding emerges that the education of young people and adults can be a potential locus for a transformation project in the life of these people, considering the dialog as an essential attitude in the relationship between educators and students in the construction of a liberating, humanistic and at the same time conscientious education.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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