Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura Filho, Augusto César Luitgards | - |
dc.contributor.author | Silva, Luciana da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T19:33:34Z | - |
dc.date.available | 2019-11-08T19:33:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciana da Conceição. Um caminho possível: perspectivas reflexivas na formação continuada de professores de Língua Estrangeira (Inglês). 2019. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35779 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na pesquisa relatada nesta dissertação, investigo se um curso de formação
continuada para professores de Línguas influenciou uma professora cursista a adotar
práticas reflexivas em sala de aula. Verifico se essas práticas existem e quais são as
ações reflexivas aplicadas pela docente. Relaciono, também, os objetivos do curso de
formação continuada com as ações pedagógicas utilizadas pela professora. O curso
de formação em questão é oferecido na Universidade de Brasília (UnB) por meio do
Programa de Pós – Graduação em Linguística Aplicada (PGLA), intitulado Reflexão
na Ação (RNA). Ressalto que a cursista desta pesquisa é servidora do Município de
Valparaíso de Goiás e atua em escola pública do ensino regular. Para este trabalho,
emprego a abordagem de pesquisa qualitativa interpretativista, utilizando os preceitos
teóricos fundamentados de um Estudo de Caso, por meio de uma de suas
modalidades, denominada História de Vida. A análise dos dados foi realizada,
utilizando-se a técnica da triangulação de dados que foram coletados por intermédio
de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e história de vida da participante
desta pesquisa, atendendo assim, ao tipo de análise realizada neste trabalho. No que
se refere à análise dos resultados, destaco as contribuições do curso Reflexão na
Ação nas práticas de sala de aula da professora cursista e evidencio a importância de
um maior alcance na oferta do curso à professores de regiões do Entorno de Brasília. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um caminho possível : perspectivas reflexivas na formação continuada de professores de Língua Estrangeira (Inglês) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas reflexivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de línguas - formação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigates if a language teacher professional development
course influences a participant to adopt reflexive practices in classroom. I check if
these practices exist and which are the reflexive actions applied by the teacher. I relate
the course objectives with the pedagogical practices the teacher applies. The
University of Brasilia (UnB) through the Department of Applied Linguistics (PGLA)
provides this course called Reflection in Action (RNA). The teacher who participates in
this research works in Valparaíso de Goiás town in a public school. I use the Case
Study approach through the modality of Life History in this qualitative research.
Triangulation was the technique used for the data analyses because it suits this kind
of work. The data were collect by semi-structured interviews, document analyses and
the participant life history. In relation to the data analyses, I highlight the course
contributions in the teachers’ classroom practices. I believe the course should reach
more places in and outside Brasilia so that more teachers could attend it and take
advantages of it. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|