Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/35813
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_JanaínaMendesPereiradaSilva.pdf4,08 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: O Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal enquanto espaço de formação para a docência
Auteur(s): Silva, Janaína Mendes Pereira da
Orientador(es):: Moreira, Geraldo Eustáquio
Assunto:: Matemática - estudo e ensino
Historiografia
Professores - formação
Epistemologia
Date de publication: 13-nov-2019
Référence bibliographique: SILVA, Janaína Mendes Pereira da. O Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal enquanto espaço de formação para a docência. 2019. 315 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: Esta pesquisa objetiva compreender o movimento e a proposta do Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal, em 15 anos de ações. A dissertação foi organizada no formato Multipaper, o que permitiu o estudo do objeto pesquisado por meio dos princípios oriundos de diversas abordagens histórico-dialéticas, da revisão sistemática, da historiografia, da análise bibliográfica, do levantamento de dados, crítico-dialético e por meio da perspectiva histórico-cultural. Esta dissertação está embasada na historiografia. Com base em elementos do método materialista histórico-dialético, ela permitiu compreender os fundamentos histórico-dialéticos e crítico-dialéticos necessários para a consolidação epistemológica, para saber se os conhecimentos construídos, as ações socializadas pelos professores e professoras que ensinam Matemática, sejam na formação inicial ou formação continuada, ocorrem no Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal e se este se constitui como possível espaço para a docência. Para realizar o processo de pesquisa, partimos em dois princípios: procuraram-se produções científicas acerca da temática “formação de professores”, “formação inicial de professores” e “formação continuada de professores”, para embasar e ter ciência da temática e também para refletir sobre as pesquisas na atualidade sobre a temática estudada; estudo que foi realizado por meio de uma perspectiva metodológica qualitativa e quantitativa, na análise bibliográfica e no levantamento de dados no qual foram realizadas sessões reflexivas analisando os dados do Censo da Educação Superior 2016 e ações propostas pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Seguiu-se para uma análise dos registros documentados que compõem um arquivo e a história do Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal, na qual foi mapeada a trajetória e a gênese do Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal. Após essa etapa, decidiu-se seguir a pesquisa narrativamente, ao analisar as narrativas dos sujeitos envolvidos na história do Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal. Para realizar tal intento, o penúltimo e o último capítulos analisam os Núcleos de Significação, pautados na história oral. Os resultados apresentaram as seguintes categorias: sentido; mediação; historicidade; trabalho docente; vivência, e totalidade e evidenciaram o Circuito de Vivência em Educação Matemática do Distrito Federal, compreendido enquanto espaço social de formação para a docência em Matemática.
Abstract: This research aims to understand the movement and the proposal of the Circuit of Experiences in Mathematical Education of the Federal District, in 15 years of actions. The dissertation was organized in the Multipaper format, which allowed the study of the object searched through principles derived from several historical-dialectical approaches, systematic review, historiography, bibliographic analysis, data collection, critical-dialectic and through from the historical-cultural perspective. This dissertation is based on historiography. Based on elements of the materialist historical-dialectical method, it has allowed to understand the historical-dialectical and critical-dialectical foundations necessary for the epistemological consolidation, to know if the constructed knowledge, the actions socialized by the teachers and teachers who teach Mathematics, initial or continuing education, occur in the Circuit of Experiences in Mathematical Education of the Federal District and if this constitutes a possible space for teaching. In order to carry out the research process, we started with two principles: scientific productions about the theme of "teacher training", "initial teacher training" and "continuing teacher training" were used to support and reflect on current research on the subject studied; a study that was carried out through a qualitative and quantitative methodological perspective, in the bibliographical analysis and in the data collection in which reflective sessions were performed analyzing the data of the Census of Higher Education 2016 and actions proposed by the Brazilian Society of Mathematical Education (SBEM). It was followed for an analysis of the documented records that compose a file and the history of the Circuit of Experiences in Mathematical Education of the Federal District, in which the trajectory and genesis of the Circuit of Experiences in Mathematical Education of the Federal District was mapped. After this step, it was decided to follow the research narratively, when analyzing the narratives of the subjects involved in the history of the Circuit of Experiences in Mathematical Education of the Federal District. o carry out such an attempt, the penultimate and last chapters analyze the Nuclei of Meaning, based on oral history. The results presented the following categories: sense; mediation; historicity; teaching work; experience, and totality and evidenced the Circuit of Experience in Mathematics Education of the Federal District, understood as a social space of formation for teaching in Mathematics.
Résumé: Cette recherche vise à comprendre le mouvement et la proposition du Circuit d'expériences en éducation mathématique du District fédéral, en 15 ans d'actions. La thèse a été organisée dans le format Multipaper, ce qui a permis l’étude de l’objet recherché à travers des principes dérivés de plusieurs approches historico-dialectiques, une revue systématique, une historiographie, une analyse bibliographique, une collecte de données, une dialectique critique et une analyse approfondie. du point de vue historique et culturel. Ce travail est fondé sur l'histoire. Fondé sur des éléments de la méthode matérialiste historico-dialectique, il a permis de comprendre les fondements historico-dialectiques et dialectiques critiques nécessaires à la consolidation épistémologique, de savoir si les connaissances construites, les actions socialisées par les enseignants et enseignants enseignant les mathématiques, formation initiale ou continue, se produisent dans le circuit des expériences en éducation mathématique du district fédéral et si cela constitue un espace possible pour l’enseignement. Afin de mener à bien le processus de recherche, nous avons commencé par deux principes: des productions scientifiques sur le thème "formation des enseignants", "formation initiale des enseignants" et "formation continue des enseignants" ont été utilisées pour soutenir réfléchir sur les recherches en cours sur le sujet étudié; une étude menée dans une perspective méthodologique qualitative et quantitative, dans l'analyse bibliographique et dans la collecte de données au cours de laquelle des séances de réflexion ont été menées analysant les données du Recensement de l'enseignement supérieur 2016 et les actions proposées par la Société brésilienne d'éducation mathématique (SBEM). Il a ensuite été procédé à une analyse des documents documentés composant un fichier et de l’histoire du circuit des expériences en enseignement mathématique du district fédéral, dans laquelle ont été cartographiées la trajectoire et la genèse du circuit d’expériences en enseignement mathématique du district fédéral. Après cette étape, il a été décidé de suivre la recherche de manière narrative, en analysant les récits des sujets impliqués dans l’histoire du Circuit d’expériences en éducation mathématique du district fédéral. Pour mener à bien une telle tentative, l'avant-dernier et dernier chapitres analysent les Noyaux de Sens, basés sur l'histoire orale. Les résultats ont présenté les catégories suivantes: sens; médiation; historicité; travail d'enseignement; l'expérience et la totalité et mis en évidence le Circuit d'expérience en enseignement des mathématiques du district fédéral, compris comme un espace social de formation pour l'enseignement des mathématiques.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35813/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.