http://repositorio.unb.br/handle/10482/35972
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2019_FredericoCoêlhoKrause.pdf | 6,52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Educação ambiental baseada no lugar com realidade aumentada : métodos e diretrizes para a transposição didática no desenvolvimento e uso de aplicativos |
Authors: | Krause, Frederico Coelho |
Orientador(es):: | Santos, Gilberto Lacerda |
Assunto:: | Realidade aumentada Educação ambiental Aplicações tecnológicas |
Issue Date: | 16-Dec-2019 |
Data de defesa:: | 26-Apr-2019 |
Citation: | KRAUSE, Frederico Coelho. Educação ambiental baseada no lugar com realidade aumentada: métodos e diretrizes para a transposição didática no desenvolvimento e uso de aplicativos. 2019. 194 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Abstract: | Os sistemas de realidade aumentada (RA) permitem a apresentação conjunta de elementos tridimensionais reais e virtuais em tempo real. Com o aumento da capacidade dos dispositivos de rastreamento, processamento e apresentação de imagens, verificado nos últimos anos, esta tecnologia vive agora seu pico de expectativas, apontando novos caminhos para o ensino. De particular relevância é sua utilização para representar fenômenos abstratos ou de difícil visualização in loco, o que inclui aqueles multideterminados e de grande amplitude, como é o caso dos fatores ecológicos trabalhados em educação ambiental. Quando os indivíduos não são capazes de identificar e situar os determinantes da qualidade ambiental no contexto em que vivem, têm limitado seu poder de atuação para conservação e exigência de melhorias frente à sua comunidade e o poder público. Essa necessidade tem se tornado relevante com relação à questão hídrica no Distrito Federal tanto no que se refere à disponibilidade de água para consumo, como no que tange à conservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, cuja defesa está prevista na constituição. Dois casos nos quais nos debruçamos no presente estudo são: o da região em torno do Ribeirão Sobradinho, que tem sofrido com racionamentos nas escolas e residências; e o do pirá-brasília (Simpsonichthys boitonei), espécie de peixe endêmica ao Distrito Federal e que atualmente consta na lista de espécies ameaçadas de extinção. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver dois aplicativos em RA para o ensino de educação ambiental com sistemas de RA, baseados nas problemáticas do Ribeirão Sobradinho e do pirá-brasília, e investigar os requisitos necessários à transposição didática para fomentar a educação ambiental baseada no lugar (EBL). Nossa tese é que essa transposição didática depende de métodos de desenvolvimento dialógicos entre desenvolvedor, comunidade, professores e estudantes. Iniciamos o trabalho realizando uma revisão conceitual do termo virtual, conforme proposto por Pierre Lévy, situando na discussão a RA. Em seguida, realizamos uma revisão sistemática da literatura sobre a utilização da RA no ensino de ciências. Analisamos então o processo de desenvolvimento dos aplicativos. Nossa revisão conceitual reposicionou a virtualização como um processo progressivo, nunca regressivo e concluiu pela rejeição da separação entre virtual e possível quanto à subjetividade humana e os sistemas informáticos. A revisão sistemática da literatura revelou a RA como ferramenta eficaz na promoção da interação e engajamento, mas encontrou lacunas quanto à fundamentação de diretrizes para o desenvolvimento de aplicações para a educação baseada no lugar. A análise do processo de desenvolvimento e implementação dos aplicativos supramencionados permitiu avaliar os métodos de desenvolvimento utilizados e estabelecer diretrizes adequadas aos objetivos da educação baseada no lugar com uso de RA para professores e desenvolvedores. Concluímos pela necessidade de inclusão dos estudantes no processo de desenvolvimento para que o saber ensinado mantenha estreita relação com o saber a ensinar. |
Abstract: | Systems of augmented reality (AR) allow us to present real and virtual tridimensional elements together. With the increased capacity of tracking, processing and imaging devices seen in recent years, this technology now lives up to its peak of expectations, pointing out new avenues for teaching. Of particular relevance is its use to represent abstract phenomena or difficult in situ visualization, which includes those multidetermined and on large scale, as is the case for the ecological factors in environmental education. When individuals cannot identify and situate the determinants of environmental quality in the context in which they live, they have limited power of action for conservation. Their ability to demand the government for improvements in their community is also diminished. This need has become relevant with respect to the water issue in Distrito Federal, both in terms of the availability of water for consumption, and in relation to the conservation of an ecologically balanced environment, a common good guaranteed by the constitution. Two cases that we address in the present study are those of: the Ribeirão Sobradinho region, which have suffered from water rationing in schools and residences; and the pirá-brasília (Simpsonichthys boitonei), a species of fish endemic to the Federal District and currently on the list of endangered species. The objective of the present work was to develop two applications in AR for the teaching of environmental education with AR systems based on the problems of Ribeirão Sobradinho and pirá-brasília, and to investigate the requirements for didactic transposition to foster place-based environmental education (EBL). Our thesis is that this kind of didactic transposition depends on dialogical methods of development including developer, community, teachers and students. We start the work performing a conceptual review of the term virtual, as proposed by Pierre Lévy, placing AR in the discussion. We then carry out a systematic review of the literature on the use of AR in science education. Next, we look at the application development process. Our conceptual review repositioned virtualization as a progressive process, never regressive, and concluded that the separation of virtual and possible concerning human subjectivity and computer systems should be rejected. The systematic review of the literature has revealed AR as an effective tool in promoting interaction and engagement, but has found gaps in the foundation of guidelines for the development of applications for place-based education. The analysis of the development and implementation processes of the above-mentioned applications allowed us to evaluate the development methods used and to establish guidelines appropriate to the objectives of the place-based education with the use of AR for teachers and developers. We conclude that it is necessary to include the students in the development process so that the knowledge taught has a close relationship with the knowledge to be taught. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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