Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Cristiane Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T18:10:43Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T18:10:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-07 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Cristiane Fernandes. Infância, educação em e para direitos humanos: a criança como sujeito de direitos. 2019. 79 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35991 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho contribui para uma reflexão sobre o processo de construção dos direitos
das crianças, por meio de experiências filosóficas com alunos/alunas e professoras/professores
de uma escola pública de educação infantil do Distrito Federal em 2018. A pesquisa justificase
pelo fato de reconhecer as crianças enquanto sujeitos de direitos, seres ativos, capazes de
opinar sobre diversos assuntos, expressar seus desejos, suas angústias e reivindicações. Parte
de uma breve contextualização histórica sobre crianças e seus direitos no Brasil, discutindo
teoricamente quais eram os direitos e as concepções de criança até o processo de
redemocratização do país, e apresentando pesquisas recentes sobre as infâncias e as crianças
como sujeitos ativos, capazes de participar politicamente dentro e fora dos espaços escolares.
Objetivou-se proporcionar espaços para as manifestações das expressões orais e gráficas das
crianças em relação aos direitos humanos e a seus direitos, por meio de suas falas, brincadeiras,
movimentos e desenhos; e analisar por meio das narrativas das professoras sobre suas infâncias,
os espaços, as brincadeiras e o que mudou em relação às infâncias atuais. A pesquisa é
qualitativa e se baseia no método de pesquisa Espaço Aion (Pulino, 2007), que permite aos
sujeitos envolvidos na investigação filosófica criar perguntas e brincar com seus pensamentos
sobre práticas sociais e assuntos sobre os quais pouco se questiona. Foram realizadas na escola:
observações participantes, três oficinas de investigação filosófica com as crianças e uma oficina
com oito professoras da escola. A partir das falas das crianças e das professoras nas oficinas
surgiram as seguintes temáticas para análise: 1. O direito e os espaços do brincar; 2. Escola:
que espaço é esse? e 3. O direito à segurança e liberdade dentro e fora de casa. Ficou
evidenciado que os direitos das crianças e suas práticas cidadãs na escola constroem-se por
meio de suas vivências com as outras crianças e com os adultos, podendo surgir conflitos e
contradições que as mobilizam a fazer perguntas, escolhas individuais e coletivas, falar e
relacionar-se de maneira a se constituir como sujeito de direitos. Pretende-se, por fim, que a
partir deste trabalho, sejam realizadas novas pesquisas com crianças sobre protagonismo
infantil e educação em e para os direitos humanos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Infância, educação em e para direitos humanos : a criança como sujeito de direitos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work contributes for a reflection on the process of construction of children's rights,
through philosophical experiences with students and teachers of a public school for early
childhood education in Distrito Federal in the year of 2018. The research is justified by
recognizing children as subjects of rights, as active beings, able to express opinions on different
subjects, express their desires, their anxieties and their demands. It starts on a brief historical
context about children and their rights in Brazil, theoretically discussing the rights and
conceptions of children up to the country's re-democratization process and presenting recent
research on childhood and children as active subjects capable of participate politically in and
outside school spaces. Specifically, the objective was to provide spaces for manifestations of
oral and graphic expressions of children in relation to human rights and their rights, through
their speeches, games, movements and drawings; and to analyze through the autobiographical
narratives of the teachers about their childhoods the spaces, the games and what has changed in
relation to the present childhoods. The research is qualitative and based on the Aion Space
research method (Pulino, 2007) that allows subjects involved in philosophical research to ask
questions and play with their thoughts about social practices and issues which are little
discussed. These were carried out in the school: participant observations, three philosophical
investigation workshops with the children and a workshop with eight teachers of the school.
From the speeches of the children and the teachers in the workshops, the following themes were
analyzed: 1. The right and spaces of playing; 2. School: what is this space? and 3. The right to
security and freedom within and outside the home. It was evidenced that children's rights and
their practices in school are built through their experiences with other children and with adults,
and conflicts and contradictions can lead them to ask questions, individual and collective
choices, speak and to be related as a subject of rights.
It is intended, finally, that it is part of the work, the new research with children on children's
protagonism and education in and for human rights. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|