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Titre: Infância, educação em e para direitos humanos : a criança como sujeito de direitos
Auteur(s): Guimarães, Cristiane Fernandes
Orientador(es):: Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto:: Crianças
Educação de crianças
Educação infantil
Direitos humanos
Date de publication: 18-déc-2019
Référence bibliographique: GUIMARÃES, Cristiane Fernandes. Infância, educação em e para direitos humanos: a criança como sujeito de direitos. 2019. 79 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: Este trabalho contribui para uma reflexão sobre o processo de construção dos direitos das crianças, por meio de experiências filosóficas com alunos/alunas e professoras/professores de uma escola pública de educação infantil do Distrito Federal em 2018. A pesquisa justificase pelo fato de reconhecer as crianças enquanto sujeitos de direitos, seres ativos, capazes de opinar sobre diversos assuntos, expressar seus desejos, suas angústias e reivindicações. Parte de uma breve contextualização histórica sobre crianças e seus direitos no Brasil, discutindo teoricamente quais eram os direitos e as concepções de criança até o processo de redemocratização do país, e apresentando pesquisas recentes sobre as infâncias e as crianças como sujeitos ativos, capazes de participar politicamente dentro e fora dos espaços escolares. Objetivou-se proporcionar espaços para as manifestações das expressões orais e gráficas das crianças em relação aos direitos humanos e a seus direitos, por meio de suas falas, brincadeiras, movimentos e desenhos; e analisar por meio das narrativas das professoras sobre suas infâncias, os espaços, as brincadeiras e o que mudou em relação às infâncias atuais. A pesquisa é qualitativa e se baseia no método de pesquisa Espaço Aion (Pulino, 2007), que permite aos sujeitos envolvidos na investigação filosófica criar perguntas e brincar com seus pensamentos sobre práticas sociais e assuntos sobre os quais pouco se questiona. Foram realizadas na escola: observações participantes, três oficinas de investigação filosófica com as crianças e uma oficina com oito professoras da escola. A partir das falas das crianças e das professoras nas oficinas surgiram as seguintes temáticas para análise: 1. O direito e os espaços do brincar; 2. Escola: que espaço é esse? e 3. O direito à segurança e liberdade dentro e fora de casa. Ficou evidenciado que os direitos das crianças e suas práticas cidadãs na escola constroem-se por meio de suas vivências com as outras crianças e com os adultos, podendo surgir conflitos e contradições que as mobilizam a fazer perguntas, escolhas individuais e coletivas, falar e relacionar-se de maneira a se constituir como sujeito de direitos. Pretende-se, por fim, que a partir deste trabalho, sejam realizadas novas pesquisas com crianças sobre protagonismo infantil e educação em e para os direitos humanos.
Abstract: This work contributes for a reflection on the process of construction of children's rights, through philosophical experiences with students and teachers of a public school for early childhood education in Distrito Federal in the year of 2018. The research is justified by recognizing children as subjects of rights, as active beings, able to express opinions on different subjects, express their desires, their anxieties and their demands. It starts on a brief historical context about children and their rights in Brazil, theoretically discussing the rights and conceptions of children up to the country's re-democratization process and presenting recent research on childhood and children as active subjects capable of participate politically in and outside school spaces. Specifically, the objective was to provide spaces for manifestations of oral and graphic expressions of children in relation to human rights and their rights, through their speeches, games, movements and drawings; and to analyze through the autobiographical narratives of the teachers about their childhoods the spaces, the games and what has changed in relation to the present childhoods. The research is qualitative and based on the Aion Space research method (Pulino, 2007) that allows subjects involved in philosophical research to ask questions and play with their thoughts about social practices and issues which are little discussed. These were carried out in the school: participant observations, three philosophical investigation workshops with the children and a workshop with eight teachers of the school. From the speeches of the children and the teachers in the workshops, the following themes were analyzed: 1. The right and spaces of playing; 2. School: what is this space? and 3. The right to security and freedom within and outside the home. It was evidenced that children's rights and their practices in school are built through their experiences with other children and with adults, and conflicts and contradictions can lead them to ask questions, individual and collective choices, speak and to be related as a subject of rights. It is intended, finally, that it is part of the work, the new research with children on children's protagonism and education in and for human rights.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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