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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36004
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Title: Oficinas de Aprendizagem em Astronomia : uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília
Authors: Leonês, Adriano da Silva
Orientador(es):: Laranjeiras, Cássio Costa
Assunto:: Planetário de Brasília - Brasília (DF)
Astronomia - estudo e ensino
Oficinas de aprendizagem
Issue Date: 18-Dec-2019
Citation: LEONÊS, Adriano da Silva. Oficinas de Aprendizagem em Astronomia: uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília. 2019. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Esta pesquisa teve o objetivo de identificar as ações pedagógicas e de divulgação científica do Planetário de Brasília, a partir de documentos impressos e digitais, para, num segundo momento, organizar Oficinas de Aprendizagem em Ensino de Astronomia. A relevância de se investigar as ações do Planetário de Brasília se centra no fato de esse ser um espaço não formal de aprendizagem onde acontecem projetos de astronomia que podem ser sistematizados em oficinas de aprendizagem, com atividades passíveis de acontecerem em escolas, museus, enfim, em espaços formais, não formais e informais de aprendizagem. Assim, essa pesquisa apresenta uma proposta de ação que se constitui na sistematização de cinco Oficinas de Aprendizagem sobre temas relevantes em Astronomia que, por um lado, cumprem as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais (BRASIL, 1997), quanto ao ensino em astronomia enfocar o contexto histórico dessa área de conhecimento, viagens espaciais, sistema solar, cosmologia, movimentos dos corpos celestes (especialmente sistema Sol – Terra – Lua), astrometria etc, e; por outro, oportunize estratégias de ensino e recursos didáticos que permitam o fazer ciência com a “mão na massa” (CANALLE; MATSUURA, 2007), o que implica, obrigatoriamente, na utilização da metodologia científica (CUNHA et al., 2017). A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa com delineamento de estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. É de suma importância que planetários possam ser locais de promoção e acesso do grande público no despertar da curiosidade e um primeiro contato de qualquer pessoa a astronomia, uma ciência milenar que atravessa gerações e encanta por sua maravilha estelar.
Abstract: This research had the objective of identifying the pedagogical and scientific dissemination actions of the Planetarium of Brasilia, from printed and digital documents, to, secondly, organize Learning Workshops in Astronomy Teaching. The relevance of investigating the actions of the Brasilia Planetarium is centered on the fact that this is a non-formal learning space where astronomy projects can be systematized in learning workshops, with activities that can happen in schools, museums, in formal, non-formal and informal learning spaces. Thus, this research presents a proposal for action that consists in the systematization of five Learning Workshops on relevant topics in Astronomy that, on the one hand, comply with the guidelines of the National Curricular Parameters of Natural Sciences (BRASIL, 1997), regarding teaching in astronomy focus the historical context of this area of knowledge, space travel, solar system, cosmology, celestial body movements (especially Sun - Earth - Moon system), astrometry etc, and; (CUNHA et al., 2017), which is an important tool for teaching and learning resources, which can be used to make science with the "hand in the mass" (CANALLE, MATSUURA, 2007). The methodology used in the research was qualitative with a case study, bibliographical research and documentary research design. It is of the utmost importance that planetariums can be places of promotion and access of the public in the awakening of curiosity and a first contact of anyone to astronomy, a millennial science that crosses generations and enchants by its stellar wonder.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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