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2019_KarineRochaLemesSilva.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMelo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.authorSilva, Karine Rocha Lemes-
dc.date.accessioned2019-12-27T18:35:19Z-
dc.date.available2019-12-27T18:35:19Z-
dc.date.issued2019-12-27-
dc.date.submitted2019-05-17-
dc.identifier.citationSILVA, Janaína Mendes Pereira da. Direito à educação superior: estudo comparado sobre acesso a Educação Superior no Brasil e em Cuba entre 2003 e 2013. 2019. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36034-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Analisou-se comparativamente o acesso à Educação Superior no Brasil e em Cuba no período compreendido entre os anos de 2003 e 2013, a forma como a Educação Superior se estabelece como um direito nesses dois países, as influências internacionais, sobretudo da Unesco, em relação ao acesso à educação superior e os caminhos escolhidos para se democratizar ou se universalizar esse nível educacional. Esta pesquisa foi construída por meio de revisão de bibliografia e relatos obtidos nas visitas técnicas com indivíduos dos dois países sob orientação das categorias do materialismo histórico dialético, o que permitiu a relação entre teoria e práxis. Conclui-se que o período foi extremamente rico no que se refere ao acesso à Educação Superior, em ambos os países, em função de iniciativas distintas, decorrentes das diferenças sócio econômicas das duas realidades, mas que coincidem na vontade política de levar a educação superior ao maior número possível de estudantes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDireito à educação superior : estudo comparado sobre acesso a Educação Superior no Brasil e em Cuba entre 2003 e 2013pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordEducação superior - acessopt_BR
dc.subject.keywordOrganização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO)pt_BR
dc.subject.keywordCubapt_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.subject.keywordEducação - aspectos sociaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoAlmeida, Raquel Alves de-
dc.description.abstract1This dissertation was developed in the line of research Comparative Studies in Education of the Postgraduate Program of the Faculty of Education of the University of Brasília. It was comparatively analyzed the access to Higher Education in Brazil and Cuba between the years 2003 and 2013, the way in which Higher Education is stablished as a right in these two countries, the international influences, especially of UNESCO, in relation to the access to higher education and the paths chosen to make this educational level more democratic or to universalize it. This research was carried out through a literature review and reports obtained from the technical visits with individuals of the two countries under the guidance of the categories of the dialectical historical materialism, which allowed the relation between theory and praxis. It is concluded that the period was extremely rich in the access to Higher Education in both countries, due to different initiatives, resulting from the socioeconomic differences of the two realities, but which coincide in the political will to bring higher education to as many students as possible.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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