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2003_SusanaOtiliaTomasMaleane.pdf
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Título: Estudo do uso de tecnologias da informação para a comunicação da pesquisa por docentes-pesquisadores da Universidade Eduardo Mondlane
Autor(es): Maleane, Susana Otília Tomás
Orientador(es): Costa, Sely Maria de Souza
Assunto: Comunicação científica
Tecnologias da informação
Data de publicação: 6-Jan-2020
Referência: MALEANE, Susana Otília Tomás. Estudo do uso de tecnologias da informação para a comunicação da pesquisa por docentes-pesquisadores da Universidade Eduardo Mondlane. 2003. xii, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília 2003.
Resumo: Esta pesquisa visou a estudar o uso de tecnologias da informação para comunicação da pesquisa por docentes pesquisadores da Universidade Eduardo Mondlane - UEM em Moçambique, no sul da África. Procurou-se identificar possíveis impactos que esse uso estaria causando no processo de comunicação entre esses pesquisadores, em termos de mudanças nos padrões de comunicação (basicamente uso de fontes e canais de informação tradicionais e eletrônicos), e ainda, mudanças no próprio processo de comunicação. A amostra da pesquisa constituiu-se de 287 docentes pesquisadores vinculados às três faculdades selecionadas, nomeadamente Ciências Exatas e Naturais, Letras e Economia. O método de pesquisa utilizado foi de levantamento (survey) e a coleta de dados combinou o uso de dois instrumentos: o questionário auto-administrado e a entrevista semi-estruturada, o que permitiu adotar as abordagens quantitativa (visão “horizontal” do problema) e qualitativa (visão mais “vertical” do problema). Um número diversificado de itens de tecnologias de informação no questionário visou à identificação de possível diversidade e do nível de utilização das mesmas pelos pesquisadores da UEM. A pesquisa mostrou que é no ambiente da Universidade, no próprio gabinete, que os pesquisadores da UEM têm acesso a computadores ligados à Internet. Verificou-se, ainda, que o correio eletrônico é o recurso mais utilizado pelos docentes pesquisadores da UEM, seguido dos processadores de textos e dos navegadores na Internet. Os resultados indicam que não há diferenças significativas no uso de tecnologias de informação pelos docentes pesquisadores investigados em relação a idade, sexo, área de atuação etc. Na percepção dos docentes pesquisadores da UEM, as principais mudanças no processo de comunicação científica, decorrentes da introdução de novas tecnologias no ambiente acadêmico em que atuam, dizem respeito a uma melhor e maior interação com colegas geograficamente distantes, e rapidez e facilidade em acessar informações relevantes na Internet.
Abstract: The present research aimed to study the use of information technology by academic researchers from the University Eduardo Mondlane in Mozambique, África, to research communication purposes. It looked for possible impacts that such an use could be bringing about in the communication process amongst those researchers in terms of changes in the communication pattems (basically the use of either traditional or electronic information channels and sources). Moreover, it also loked at changes in the communication process itself. The research sample was comprised of 287 researchers from three different faculties, namely Sciences, Languages and Economy. The method applied was the survey and data collection has been carried out via self-administrated questionnaire and semi-structured interview. This combination of methods allowed adopt both quantitative (the breadth view of the problem) and qualitative (the deep view of the problem) approaches. A number of items regarding information technologies included in the questionnaire aimed to identify the likely diversity and the usage levei of that by researchers in UEM. Results showed that it is within the university environment, in those researchers’ office, that they have access to networked computers. It has also shwed that the most used resource is the e-mail followed by text processors and Internet navigators. According to these results, there is no significant differences conceming the use of information technologies in relation to age, gender, knowledge field, job tasks and so forth. In fact, according to those researchers perceptions, major changes in the scholarly communication process, brought about by the introduction of new technologies in their academic environment, are related to a better and greater interaction with their colleagues geographically distant, and the rapidity and facility in accessing relevant information on the Internet.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília. Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2003.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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