Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36077
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeandroMagalhãesSilvadeSousa.pdf4,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArbache Filho, Jorge Saba-
dc.contributor.authorSousa, Leandro Magalhães Silva de-
dc.date.accessioned2020-01-06T21:45:21Z-
dc.date.available2020-01-06T21:45:21Z-
dc.date.issued2020-01-06-
dc.date.submitted2019-05-10-
dc.identifier.citationSOUSA, Leandro Magalhães Silva de. Concentração de mercados na economia digital: um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais. 2019. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36077-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAs discussões sobre a economia digital têm ganhado relevo na atual ordem econômica, fornecendo oportunidades para diminuição dos custos de transação e eliminação de intermediários. A economia digital é capaz de facilitar as trocas diretamente entre vendedores e compradores, porém os meios em que se fazem essas comunicações (plataformas) são, em geral, muito concentrados, deixando pouco espaço para que haja ganhos relativos nesse novo contexto internacional. O presente ensaio buscará identificar o que é a economia digital, caracterizando seus conceitos principais, bem como qualificar metodologicamente o que seria a concentração de mercado. Será, igualmente, apresentado um modelo de elaboração própria sobre as consequências de aquisição de empresas, assim como modelo econômico para representação de empresas da economia digital remuneradas por conteúdo patrocinado. O presente trabalho fará análise de dados, utilizando duas metodologias distintas, para mensurar e comparar a concentração de mercados em setores da economia digital em relação a setores mais tradicionais. Por fim, serão apresentadas conclusões sobre as principais características das empresas que operam na economia digital.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConcentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEconomia digitalpt_BR
dc.subject.keywordConcentração de mercadopt_BR
dc.subject.keywordAquisição de empresaspt_BR
dc.subject.keywordImposto digitalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The discussions on digital economy has picked up steam in the current economic order, giving space for decreasing costs and elimination of intermediaries. The digital economy can facilitate the exchanges between sellers and buyers, but their communication means (platforms) are, in general, very concentrated, leaving little space to relative gains in this new International context. The present work will try to identify what is the digital economy, characterizing its main concepts, as well as methodologically explain the concept of market concentration. This work will also propose a self-elaborated economic model on the consequences of firm acquisitions as well as an economic model for advertise based digital firms. This work will analyze data, using two different methodologies to compare and measure market concentration in sectors of the digital economy in relation to more traditional sectors. Lastly, it will be presented conclusions on the main characteristics of the companies that operate in the digital economy.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.