Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36077
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_LeandroMagalhãesSilvadeSousa.pdf4,74 MBAdobe PDFView/Open
Title: Concentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais
Authors: Sousa, Leandro Magalhães Silva de
Orientador(es):: Arbache Filho, Jorge Saba
Assunto:: Economia digital
Concentração de mercado
Aquisição de empresas
Imposto digital
Issue Date: 6-Jan-2020
Citation: SOUSA, Leandro Magalhães Silva de. Concentração de mercados na economia digital: um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais. 2019. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: As discussões sobre a economia digital têm ganhado relevo na atual ordem econômica, fornecendo oportunidades para diminuição dos custos de transação e eliminação de intermediários. A economia digital é capaz de facilitar as trocas diretamente entre vendedores e compradores, porém os meios em que se fazem essas comunicações (plataformas) são, em geral, muito concentrados, deixando pouco espaço para que haja ganhos relativos nesse novo contexto internacional. O presente ensaio buscará identificar o que é a economia digital, caracterizando seus conceitos principais, bem como qualificar metodologicamente o que seria a concentração de mercado. Será, igualmente, apresentado um modelo de elaboração própria sobre as consequências de aquisição de empresas, assim como modelo econômico para representação de empresas da economia digital remuneradas por conteúdo patrocinado. O presente trabalho fará análise de dados, utilizando duas metodologias distintas, para mensurar e comparar a concentração de mercados em setores da economia digital em relação a setores mais tradicionais. Por fim, serão apresentadas conclusões sobre as principais características das empresas que operam na economia digital.
Abstract: The discussions on digital economy has picked up steam in the current economic order, giving space for decreasing costs and elimination of intermediaries. The digital economy can facilitate the exchanges between sellers and buyers, but their communication means (platforms) are, in general, very concentrated, leaving little space to relative gains in this new International context. The present work will try to identify what is the digital economy, characterizing its main concepts, as well as methodologically explain the concept of market concentration. This work will also propose a self-elaborated economic model on the consequences of firm acquisitions as well as an economic model for advertise based digital firms. This work will analyze data, using two different methodologies to compare and measure market concentration in sectors of the digital economy in relation to more traditional sectors. Lastly, it will be presented conclusions on the main characteristics of the companies that operate in the digital economy.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36077/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.