Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36090
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LorrannyCruzSantos.pdf4,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRuviaro, Ricardo-
dc.contributor.authorSantos, Lorranny Cruz-
dc.date.accessioned2020-01-09T17:42:53Z-
dc.date.available2020-01-09T17:42:53Z-
dc.date.issued2020-01-09-
dc.date.submitted2019-05-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Lorranny Cruz. Uma abordagem histórica, demonstrativa e investigativa de tópicos em Matemática no Ensino Básico. 2019. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36090-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractMetodologias de ensino surgem a todo instante nas diversas áreas do conhecimento, e na Matemática não poderia ser diferente. Dentre estas metodologias destaca-se uma em particular que serve de embasamento para esta pesquisa: a utilização de demonstrações matemáticas com alunos do Ensino Fundamental. As demonstrações matemáticas são, na maioria das vezes, utilizadas apenas no Ensino Superior. Mas neste trabalho, objetiva-se mostrar que é possível sim, abordar esta temática em sala de aula com alunos de nível básico, mais especificamente do Ensino Fundamental. Além de verificar as influências que esta metodologia pode acarretar para o aprendizado dos alunos nas aulas de Matemática. Esta pesquisa também detalha como surgiram as demonstrações matemáticas e como se desenvolveram desde a antiguidade até hoje. E mostra a importância de incluir o estudo de história da Matemática nos currículos escolares. Por outro lado, também apresenta os desafios encontrados no ambiente escolar e como os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem devem exercer o seu papel para que as novas metodologias de ensino ganhem cada vez mais espaço neste cenário.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma abordagem histórica, demonstrativa e investigativa de tópicos em Matemática no Ensino Básicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMatemática (Ensino básico)pt_BR
dc.subject.keywordMetodologia de ensinopt_BR
dc.subject.keywordDemonstrações matemáticaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Teaching methodologies arise all the time in the various knowledge areas. In mathematics it couldn't be di erent. Among these methodologies, one in particular stands out. This one serves as the holder for all this research: the use of mathematical demonstrations with middle school students. Mathematical demonstrations are, most of the times, only used in higher education. But this research will show that it's plainly possible to approach this matter inside a classroom, with basic level students - middle school students. It also aims to verify the in uence of this methodology over students learning skills during math class. This research also details how mathematical demonstrations arose and how they developed from ancient times to today. And it shows the importance of including mathematics history in school syllabuses. On the other hand, it also presents the challenges found in the school environment and how the subjects involved in the teaching-learning process should accomplish their role, so that new teaching methodologies may gain more and more space in this scenario.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.