http://repositorio.unb.br/handle/10482/36149
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_MirianTheylaRibeiroGarcia.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Silêncios e silenciados : o letramento literário de alunos surdos em turmas inclusivas no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos |
Autor(es): | Garcia, Mirian Theyla Ribeiro |
Orientador(es): | Tinoco, Robson Coelho |
Assunto: | Educação literária Literatura - estudo e ensino Letramento literário Leitura - literatura Surdos - educação Inclusão escolar |
Data de publicação: | 16-Jan-2020 |
Data de defesa: | 6-Mai-2019 |
Referência: | GARCIA, Mirian Theyla Ribeiro. Silêncios e silenciados: o letramento literário de alunos surdos em turmas inclusivas no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 207 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente estudo objetiva destacar elementos que fomentem a reflexão e o debate sobre a maneira como vem funcionando e como pode ser a oferta da educação literária, na perspectiva de formação do leitor, para alunos surdos inseridos em turmas inclusivas no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo de interação entre o leitor surdo e o texto literário em ambiente escolar não é isento de conflitos que, por vezes, resultam e refletem características que reproduzem a própria condição do ser surdo. Por essa perspectiva, propõe-se que (re)conhecer e entender elementos de aproximação e de distanciamento, identificação e incompatibilidade entre a literatura e o aluno surdo são atitudes que podem contribuir para a formação escolar e humanística destas pessoas. |
Abstract: | The present study aims to highlight elements that foster reflection and debate on the way has been working and how could be the offer of Literary Education for deaf students included in inclusive teaching classes in the perspective of the reader's formation. The process of interaction between the deaf reader and the literary text in a school environment is not free of conflicts that, sometimes, result and reflect characteristics that reproduce the very condition of being deaf. From this perspective, it is proposed that (re) knowing and understanding elements of approximation and distance, identification and incompatibility between literature and the deaf student are attitudes that can contribute to the educational and humanistic formation of these people. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.