Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36211
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_EntreGlobalRegional.pdf322,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Emerson Dionisio Gomes dept_BR
dc.contributor.authorCoelho, Aguinaldo Caiado de Castro Aquinopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:29:52Z-
dc.date.available2020-01-24T10:29:52Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de; COELHO, Aguinaldo Caiado de Castro Aquino. Entre o global e o regional: circulação da arte no Salão da Primavera nos anos de 1970. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 73, p. 194-209, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i73p194-209. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0020-38742019000200194. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36211-
dc.description.abstractO artigo pretende apresentar e discutir o Salão Global da Primavera (SGP) de 1973, realizado em Brasília e Goiânia. A partir de pesquisa documental, entrevistas, depoimentos e registros, mostramos quais agentes e contextos constituem o salão e seu funcionamento. Nesse tocante, defendemos que o SGP contribuiu para a constituição de um sistema das artes na região, inserido numa coligação do Estado com empresas de comunicação presentes no Centro-Oeste. Tomamos, assim, o salão como evento sintoma de uma aproximação entre políticas culturais do momento, a expansão da TV Globo para Brasília (1971) e a institucionalização das artes visuais no Centro-Oeste. Concluímos que o evento responde a demandas distintas nas duas cidades, configurando de modo distinto as cenas brasiliense e goiana.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Estudos Brasileirospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o global e o regional : circulação da arte no salão da primavera nos anos de 1970pt_BR
dc.title.alternativeBetween global and regional : circulation of art the spring salon in the 1970s-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSalões de artept_BR
dc.subject.keywordPolítica culturalpt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais-
dc.subject.keywordArte - Brasília (DF)-
dc.rights.license(CC BY-NC)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i73p194-209pt_BR
dc.description.abstract1The article aims to present and dicuss the Global Spring Salon (GSS) of 1973 that took place at Brasília and Goiânia. Using documental research, interviews, statements and registries we show which agents and contexts constitute the salon and its inner workings. In this regard, we hold that the GSS contributed to the constitution of a system of arts in the region, inserted within a partnership between State and companies from the communication sector at Brazil’s the Center-West. We thus view the Salon as an event synthomatic of an approchement between the time’s cultural policies, the expansion of the Globo television network at Brasília (1971) and the institucionalization of visual arts at the Center-West. We conclude that the event responds to distinct demands at either city, shaping the Brasília and Goiânia scenes differently.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-3705-1667-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-5591-8834-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.