Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36290
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_UnidadeEducacaoMusica.pdf108,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Augusto Charan Alves Barbosapt_BR
dc.contributor.authorPederiva, Patrícia Lima Martinspt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:09Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:09Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A unidade educação-música: educação musical na teoria histórico-cultural. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 19-30, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100019. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36290-
dc.description.abstractO presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas. Nesse sentido, demonstraremos ao longo deste texto alguns fundamentos da teoria histórico-cultural que se tornaram necessários para a defesa de outro modo possível de educação musical.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-culturalpt_BR
dc.title.alternativeThe education-music unity : music education in cultural-historical theory-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subject.keywordVigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordSpinoza, Benedictus de, 1632-1677pt_BR
dc.subject.keywordMarx, Karl, 1818-1883pt_BR
dc.rights.license(CC BY-NC) - © 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127pt_BR
dc.description.abstract1The present article is a small synthesis of a Doctoral Thesis whose general objective was to materialize a musical education based on the principles extracted from Vygotsky’s cultural-historical theory of a Marxist and Spinozist perspective, helping to conceive music as an educational activity based on the education-music unity, aimed at the education of developing people’s musicality. In this sense, we will demonstrate throughout this text some fundamentals of the cultural-historical Theory that became necessary for the defense of another possible way of music education.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-2336-7684-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4434-6671-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.