Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36290
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_UnidadeEducacaoMusica.pdf108,53 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural
Autre(s) titre(s): The education-music unity : music education in cultural-historical theory
Auteur(s): Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa
Pederiva, Patrícia Lima Martins
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-2336-7684
http://orcid.org/0000-0003-4434-6671
Assunto:: Educação musical
Teoria histórico-cultural
Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação
Spinoza, Benedictus de, 1632-1677
Marx, Karl, 1818-1883
Date de publication: 2019
Editeur: Centro de Estudos Educação e Sociedade
Référence bibliographique: GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A unidade educação-música: educação musical na teoria histórico-cultural. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 19-30, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100019. Acesso em: 23 jan. 2020.
Résumé: O presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas. Nesse sentido, demonstraremos ao longo deste texto alguns fundamentos da teoria histórico-cultural que se tornaram necessários para a defesa de outro modo possível de educação musical.
Abstract: The present article is a small synthesis of a Doctoral Thesis whose general objective was to materialize a musical education based on the principles extracted from Vygotsky’s cultural-historical theory of a Marxist and Spinozist perspective, helping to conceive music as an educational activity based on the education-music unity, aimed at the education of developing people’s musicality. In this sense, we will demonstrate throughout this text some fundamentals of the cultural-historical Theory that became necessary for the defense of another possible way of music education.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença:: (CC BY-NC) - © 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons.
DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36290/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.