http://repositorio.unb.br/handle/10482/36291
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_NaturalizacaoVidaCritica | 97,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Naturalização da vida : uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das crianças |
Outros títulos: | Naturalization of life : a critique of the effort to naturalize children and the musicality of children |
Autor(es): | Martinez, Andréia Pereira de Araújo |
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9349-9856 |
Assunto: | Infância Crianças Musicalidade Comportamento humano |
Data de publicação: | 2019 |
Editora: | Centro de Estudos Educação e Sociedade |
Referência: | MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo. Naturalização da vida: uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das crianças. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 45-58, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100045. Acesso em: 23 jan. 2020. Epub May 30, 2019 |
Resumo: | A infância é uma etapa da vida humana caracterizada, por alguns ideários sociais, como algo natural. De modo semelhante, a criança e o desenvolvimento de sua musicalidade transitam em meio a essas percepções, em que ocorre um esforço de naturalização da atividade humana. Este artigo parte de uma pesquisa de doutorado e aborda tal questão tendo a perspectiva histórico-cultural como pressuposto teórico, lançando um olhar reflexivo e questionador para esse fenômeno, preconizando que a existência humana extrapola as determinações naturais, pois é engendrada pelas relações sociais e culturais, historicamente constituídas. |
Abstract: | Childhood is a stage of human life that, among some social ideals, is characterized as something natural. In a similar way, the child and the development of his musicality pass through these perceptions, in which there is an effort to naturalize human activity. This article starts from a doctoral research and approaches this question taking the cultural-historical perspective as a theoretical presupposition, throwing a reflective and questioning look at this phenomenon, suggesting that human existence extrapolates natural determinations because it is engendered by social and cultural relations, historically constituted. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | © 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. (CC BY NC) . |
DOI: | https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.