http://repositorio.unb.br/handle/10482/36291
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ARTIGO_NaturalizacaoVidaCritica | 97,36 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Naturalização da vida : uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das crianças |
Autre(s) titre(s): | Naturalization of life : a critique of the effort to naturalize children and the musicality of children |
Auteur(s): | Martinez, Andréia Pereira de Araújo |
metadata.dc.identifier.orcid: | http://orcid.org/0000-0001-9349-9856 |
Assunto:: | Infância Crianças Musicalidade Comportamento humano |
Date de publication: | 2019 |
Editeur: | Centro de Estudos Educação e Sociedade |
Référence bibliographique: | MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo. Naturalização da vida: uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das crianças. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 45-58, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100045. Acesso em: 23 jan. 2020. Epub May 30, 2019 |
Résumé: | A infância é uma etapa da vida humana caracterizada, por alguns ideários sociais, como algo natural. De modo semelhante, a criança e o desenvolvimento de sua musicalidade transitam em meio a essas percepções, em que ocorre um esforço de naturalização da atividade humana. Este artigo parte de uma pesquisa de doutorado e aborda tal questão tendo a perspectiva histórico-cultural como pressuposto teórico, lançando um olhar reflexivo e questionador para esse fenômeno, preconizando que a existência humana extrapola as determinações naturais, pois é engendrada pelas relações sociais e culturais, historicamente constituídas. |
Abstract: | Childhood is a stage of human life that, among some social ideals, is characterized as something natural. In a similar way, the child and the development of his musicality pass through these perceptions, in which there is an effort to naturalize human activity. This article starts from a doctoral research and approaches this question taking the cultural-historical perspective as a theoretical presupposition, throwing a reflective and questioning look at this phenomenon, suggesting that human existence extrapolates natural determinations because it is engendered by social and cultural relations, historically constituted. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | © 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. (CC BY NC) . |
DOI: | https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
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