Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36291
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_NaturalizacaoVidaCritica97,36 kBAdobe PDFView/Open
Title: Naturalização da vida : uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das crianças
Other Titles: Naturalization of life : a critique of the effort to naturalize children and the musicality of children
Authors: Martinez, Andréia Pereira de Araújo
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0001-9349-9856
Assunto:: Infância
Crianças
Musicalidade
Comportamento humano
Issue Date: 2019
Publisher: Centro de Estudos Educação e Sociedade
Citation: MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo. Naturalização da vida: uma crítica ao esforço em naturalizar a infância e a musicalidade das crianças. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 45-58, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100045. Acesso em: 23 jan. 2020. Epub May 30, 2019
Abstract: A infância é uma etapa da vida humana caracterizada, por alguns ideários sociais, como algo natural. De modo semelhante, a criança e o desenvolvimento de sua musicalidade transitam em meio a essas percepções, em que ocorre um esforço de naturalização da atividade humana. Este artigo parte de uma pesquisa de doutorado e aborda tal questão tendo a perspectiva histórico-cultural como pressuposto teórico, lançando um olhar reflexivo e questionador para esse fenômeno, preconizando que a existência humana extrapola as determinações naturais, pois é engendrada pelas relações sociais e culturais, historicamente constituídas.
Abstract: Childhood is a stage of human life that, among some social ideals, is characterized as something natural. In a similar way, the child and the development of his musicality pass through these perceptions, in which there is an effort to naturalize human activity. This article starts from a doctoral research and approaches this question taking the cultural-historical perspective as a theoretical presupposition, throwing a reflective and questioning look at this phenomenon, suggesting that human existence extrapolates natural determinations because it is engendered by social and cultural relations, historically constituted.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: © 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. (CC BY NC) .
DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213298
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36291/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.