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ARTIGO_EncruzilhadasMuseologicasRessonancias.pdf160,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Encruzilhadas museológicas : ressonâncias da presença/ausência de Exu no Museu Afro-Brasileiro de Sergipe
Outros títulos: Museological crossroads : resonances of the presence/absence of Exu in the Afro-Brazilian Museum of Sergipe
Autor(es): Britto, Clovis Carvalho
Aguiar, Fernando José Ferreira
Aguiar, Janaina Couvo Teixeira Maia de
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6267-544X
http://orcid.org/0000-0003-4052-1495
http://orcid.org/0000-0001-9392-8534
Assunto: Antropologia
Museus
Acervo afrorreligioso
Exu
Data de publicação: 2019
Editora: Museu Paulista, Universidade de São Paulo
Referência: BRITTO, Clovis Carvalho; AGUIAR, Fernando José Ferreira; AGUIAR, Janaina Couvo Teixeira Maia de. Encruzilhadas museológicas: ressonâncias da presença/ausência de Exu no Museu Afro-Brasileiro de Sergipe. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 27, e20, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e20. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142019000100603. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumo: O artigo analisa algumas configurações no campo da Antropologia dos Museus, tendo como estudo de caso os usos e as apropriações dos acervos afrorreligiosos existentes no Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras, SE. A partir de narrativas sobre o contexto da criação do museu, dos dados sobre a formação da Sala de Exu e da análise dos conflitos em torno da representação e da musealização de elementos que evocam a presença e a ausência do orixá Exu na exposição museológica, demonstra múltiplas estratégias da produção de “sagrados” em contextos e instituições seculares. Do mesmo modo, evidencia as ressonâncias presentes nos deslocamentos de bens afrorreligiosos e os conflitos em torno das políticas de (auto) representação materializadas em ações de musealização e de patrimonialização das diferenças culturais.
Abstract: The article analyzes some configurations in the field of Anthropology of Museums having as a case study the uses and appropriations of the afro-religious collections existing in the Afro-Brazilian Museum of Sergipe, in Laranjeiras-SE. Based on narratives about the context of the creation of the museum, data about the formation of the Exu Room and the analysis of the conflicts around the representation and musealization of elements that evoke Exu in the museological exhibition demonstrates multiple strategies of the production of “sacred” in secular contexts and institutions. In the same way, it highlights the resonances present in the movements of afro-religious goods and the conflicts around the (self) representation policies materialized in musealization actions and patrimonialization of cultural differences.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: (CC BY) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License.
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e20
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