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ARTIGO_InfluenciaOrigemSocialProbabilidade.pdf561,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKnop, Márciapt_BR
dc.contributor.authorCollares, Ana Cristina Murtapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:23Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:23Z-
dc.date.issued2019-08pt_BR
dc.identifier.citationKNOP, Márcia; COLLARES, Ana Cristina Murta. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351-380, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200351. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36343-
dc.description.abstractO artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as oportunidades de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as probabilidades de conclusão do curso, tanto no setor público como no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar, independente do retorno econômico dos cursos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Sociologia da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of social origin on the probability of obtaining a college degree-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordOrigem socialpt_BR
dc.subject.keywordEstratificação horizontalpt_BR
dc.subject.keywordClasses sociais-
dc.rights.license(CC BY-NC)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001pt_BR
dc.description.abstract1The article analyzes the impact of parental schooling and family income on students’ chances of obtaining a college degree, considering variation in the economic return of undergraduate degrees. We rely on data from National Student Performance Exam (Enade) to estimate logistic regression models. The results show that, in general, students with more educated parents have a greater likelihood of obtaining a degree. However, in public institutions, parental schooling has no effect on the odds of finishing tertiary education. Furthermore, parents’ schooling exerts greater influence on the odds of conclusion of those degrees providing greater economic rewards in the job market. Family income increases students’ chances of obtaining a degree in both private and public institutions. Also, we find that the effect of family income is the same, regardless of the economic returns of students’ degree.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-9581-1073-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-7326-4491-
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