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Título : A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior
Otros títulos : The influence of social origin on the probability of obtaining a college degree
Autor : Knop, Márcia
Collares, Ana Cristina Murta
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0001-9581-1073
http://orcid.org/0000-0002-7326-4491
Assunto:: Ensino superior
Origem social
Estratificação horizontal
Classes sociais
Fecha de publicación : ago-2019
Editorial : Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Citación : KNOP, Márcia; COLLARES, Ana Cristina Murta. A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, v. 34, n. 2, p. 351-380, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000200351. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumen : O artigo analisa a influência da escolaridade do pai e da renda familiar nas chances de conclusão do ensino superior no Brasil, considerando as diferenças no retorno econômico dos cursos de graduação. Para realizar a análise, utilizamos microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e calculamos modelos logísticos. Os resultados principais mostram que, no geral, ter pais com escolaridade mais alta aumenta as oportunidades de conclusão dos cursos. No entanto, no setor público, a escolaridade do pai não tem efeito sobre a probabilidade de concluir o ensino superior. Além disso, a escolaridade do pai exerce maior influência nas chances de conclusão dos cursos de alto retorno econômico. A renda familiar aumenta as probabilidades de conclusão do curso, tanto no setor público como no setor privado da educação. Também encontramos efeitos similares para a renda familiar, independente do retorno econômico dos cursos.
Abstract: The article analyzes the impact of parental schooling and family income on students’ chances of obtaining a college degree, considering variation in the economic return of undergraduate degrees. We rely on data from National Student Performance Exam (Enade) to estimate logistic regression models. The results show that, in general, students with more educated parents have a greater likelihood of obtaining a degree. However, in public institutions, parental schooling has no effect on the odds of finishing tertiary education. Furthermore, parents’ schooling exerts greater influence on the odds of conclusion of those degrees providing greater economic rewards in the job market. Family income increases students’ chances of obtaining a degree in both private and public institutions. Also, we find that the effect of family income is the same, regardless of the economic returns of students’ degree.
Licença:: (CC BY-NC)
DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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