Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36355
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_RoleCreativityGraduate.pdf510,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:26Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:26Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationFLEITH, Denise de Souza. The role of creativity in graduate education according to students and professors. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 36, e180045, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100203. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36355-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo examinar o papel da criatividade no contexto da pós-graduação, sob a ótica de estudantes e professores. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com seis discentes e seis docentes de pós-graduação de uma universidade particular e outra pública. Os tópicos abordados incluíam relevância, concepção e características da criatividade, bem como práticas favoráveis e inibidoras. Para análise dos dados, utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados. Constatou-se que tanto alunos como professores consideram a criatividade fundamental para o desenvolvimento da pós-graduação, mas ambos pontuaram barreiras de ordem pessoal e institucional à promoção do pensamento criativo. Parcerias, trabalho em equipe, diferentes estratégias de ensino e interdisciplinaridade foram apontados como fatores promotores da criatividade. Por outro lado, avaliação de programas de pós-graduação, aulas repetitivas e burocracia foram barreiras à criatividade mencionadas pelos participantes. Sugere-se a realização de estudos futuros, envolvendo observação em sala de aula, estudo de casos e medidas psicométricas.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleThe role of creativity in graduate education according to students and professorspt_BR
dc.title.alternativeO papel da criatividade na pós-graduação segundo estudantes e professores-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCriatividade (Educação) - ensino superiorpt_BR
dc.subject.keywordPós-graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordDocentespt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.rights.license(CC BY)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this research was to examine the role of creativity in the context of graduate studies from the perspective of students and professors. Semi-structured interviews were held with six students and six postgraduate professors from both a private and a public university. The topics covered included relevance, conception, and characteristics of creativity, as well as educational practices that foster and inhibit creativity. Grounded Theory was used to analyze the data. Both students and professors considered creativity as fundamental for the development of graduate education, but both have indicated personal and institutional barriers for the promotion of creative thinking. Partnerships, teamwork, different teaching strategies and interdisciplinarity were pointed out as factors that enhance creativity. On the other hand, the participants mentioned the evaluation of postgraduate programs, repetitive classes and bureaucracy as barriers to creativity. Future studies, involving classroom observation, case studies, and psychometric measurements, are suggested.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-7512-8023-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.