Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/36367
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_ConflagracaoEspacoTensa.pdf837,47 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A conflagração do espaço : a tensa relação porto-cidade no planejamento urbano
Auteur(s): Rocha, João Mendes
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-2306-992X
Assunto:: Portos - Brasil
Conflitos
Espaço urbano
Áreas portuárias - Brasil
Date de publication: 2019
Editeur: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
Référence bibliographique: ROCHA, João Mendes. A conflagração do espaço: a tensa relação porto-cidade no planejamento urbano. Estudos Avançados, v. 33, n. 95, p. 91-112, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3395.0007. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000100091. Acesso em: 23 jan. 2020.
Résumé: O presente trabalho discute a relação entre portos-cidades, reconhecendo o crescente tensionamento que marca a presença dessas estruturas nos tecidos urbanos e suas conexões com os instrumentos de planejamento das cidades. A construção do trabalho partiu da constatação de um problema que afeta fortemente algumas das principais cidades brasileiras, a coexistência de atividades do setor terciário e de habitação com os portos. O debate foi enriquecido pela revisão teórica que procurou estabelecer conexões entre temas correlatos ao problema levantado, bem como se debruçou sobre documentos oficiais dos diversos níveis de governo subnacionais. Além disso, foram considerados dados relativos a estudos e pesquisas desenvolvidos pelos atores que atuam diretamente com o setor portuário. Verificou-se que parte desse problema decorre de uma arquitetura institucional em que o governo central formula políticas para o setor portuário sem considerar as repercussões que essas iniciativas terão no ambiente urbano.
Abstract: This paper proposes to motivate a debate on the relation between ports and cities, acknowledging the growing tension that marks the presence of these structures in the urban fabric and its connections with the planning instruments of cities. The paper’s construction started by ascertaining a problem that severely affects some major Brazilian cities, namely, the coexistence of activities of the tertiary and habitation sectors with the ports. The debate was enriched by a theoretical review that sought to establish connections between themes correlated with the problem raised, as well as by official documents from several subnational levels of government. Furthermore, we considered data related to studies and researches developed by actors that operate directly in the ports. It was found that part of this problem derives from an institutional architecture by which the central government creates policies for the port sector without considering the impact these initiatives will have on the urban environment.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença:: (CC BY-NC)
DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3395.0007
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36367/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.