Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36368
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_EscritaCenaSubstitutiva.pdf459,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A escrita como cena substitutiva da Pólis : memória, silêncio e testemunho em Salinas Fortes
Autor : Costa, Gilmário Guerreiro da
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-0307-0798
Assunto:: Memória
Silêncio
Testemunho
Tortura
Ditadura
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
Citación : COSTA, Gilmário Guerreiro da. A escrita como cena substitutiva da Pólis: memória, silêncio e testemunho em Salinas Fortes. Estudos Avançados, v. 33, n. 97, p. 331-346, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3397.018. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000400331. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumen : A narrativa de memórias pode ser o espaço de articulação entre as vivências do sujeito e o movimento da coletividade. Os dois níveis se sobrepõem especialmente no relato pessoal de eventos históricos traumáticos. A escrita assumiria nesse caso a função de cena substitutiva da pólis. É o caso do livro Retrato calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes. Nessa obra sobressaem a articulação de elementos autobiográficos, busca e desencontro de si e testemunho das prisões que enfrentou por motivos políticos durante a ditadura militar brasileira. A tortura física e psicológica que sofreu projeta as suas sombras em todas as páginas, de que resulta a impossibilidade de uma escrita confessional completa e bem-sucedida, seja no plano autobiográfico, seja no político.
Abstract: Memorial narratives may be the locus of articulation of a subject’s experiences and collective movement. These two levels overlap, particularly in personal reports of traumatic historical events. Writing would assume in such cases the function of a substitutive scene of the polis. This is the case of the book Retrato calado (The silent picture), by Luiz Roberto Salinas Fortes. This work highlights the articulation of autobiographical elements, the subject’s pursuits and mistakes, and the testimony his imprisonment for political reasons during the military dictatorship in Brazil. The physical and psychological tortures he suffered project their shadows onto the pages, resulting in the impossibility of a complete and successful confessional text, whether in the autobiographical or political sphere.
Licença:: (CC BY-NC)
DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3397.018
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36368/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.