Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36387
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_ViolenciaContraMulheres.pdf143,19 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorOliveira, Susane Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:36Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:36Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Susane Rodrigues de. Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018). Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 27, n. 3, e58426, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n358426. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2019000300211. Acesso em: 23 jan.2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36387-
dc.description.abstractNo artigo são analisadas as representações de violência contra mulheres em cinco livros didáticos de História, aprovados no PNLD de 2018 para o Ensino Médio. Trata-se de uma abordagem discursiva das representações, atenta à historicidade de suas elaborações, discursos, valores, sentidos e modos de funcionamento no conhecimento histórico a ser ensinado e aprendido nas escolas. A ordem discursiva e epistêmica em que se inscrevem tais representações promove modos de subjetivação e maneiras ver, pensar, sentir e tratar essa violência no tempo presente. Baseando-se em estudos feministas interseccionais, propõe leituras e abordagens possíveis das narrativas didáticas em sala de aula, tendo em vista um ensino de História para o combate à violência contra mulheres.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleViolência contra mulheres nos livros didáticos de história (PNLD 2018)pt_BR
dc.title.alternativeViolence against Women in history textbooks (PNLD 2018)-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordViolência contra as mulherespt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.subject.keywordInterseccionalidadept_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticos - história-
dc.rights.licenseEste artigo está licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY International. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, criar para qualquer fim, desde que atribua a autoria da obra.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n358426pt_BR
dc.description.abstract1The article analyzes the representations of violence against women in five History textbooks approved in the PNLD of 2018 for High School.It is a discursive approach to representations, attentive to the historicity of their elaborations, discourses, values, senses and modes of functioning in the historical knowledge to be taught and learned in schools. The discursive and epistemic order in which such representations are inscribed promotes modes of subjectivation and ways to see, think, feel and treat this violence in the present time. Based on intersectional feminist studies, presents readings and possible approaches to didactic narratives in the classroom, with a view to teaching history to combat violence against women.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-3139-6231-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36387/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.