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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36387
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ARTIGO_ViolenciaContraMulheres.pdf143,19 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Violência contra mulheres nos livros didáticos de história (PNLD 2018)
Autre(s) titre(s): Violence against Women in history textbooks (PNLD 2018)
Auteur(s): Oliveira, Susane Rodrigues de
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-3139-6231
Assunto:: Violência contra as mulheres
Mulheres
Interseccionalidade
Livros didáticos
História - estudo e ensino
Livros didáticos - história
Date de publication: 2019
Editeur: Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Susane Rodrigues de. Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018). Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 27, n. 3, e58426, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n358426. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2019000300211. Acesso em: 23 jan.2020.
Résumé: No artigo são analisadas as representações de violência contra mulheres em cinco livros didáticos de História, aprovados no PNLD de 2018 para o Ensino Médio. Trata-se de uma abordagem discursiva das representações, atenta à historicidade de suas elaborações, discursos, valores, sentidos e modos de funcionamento no conhecimento histórico a ser ensinado e aprendido nas escolas. A ordem discursiva e epistêmica em que se inscrevem tais representações promove modos de subjetivação e maneiras ver, pensar, sentir e tratar essa violência no tempo presente. Baseando-se em estudos feministas interseccionais, propõe leituras e abordagens possíveis das narrativas didáticas em sala de aula, tendo em vista um ensino de História para o combate à violência contra mulheres.
Abstract: The article analyzes the representations of violence against women in five History textbooks approved in the PNLD of 2018 for High School.It is a discursive approach to representations, attentive to the historicity of their elaborations, discourses, values, senses and modes of functioning in the historical knowledge to be taught and learned in schools. The discursive and epistemic order in which such representations are inscribed promotes modes of subjectivation and ways to see, think, feel and treat this violence in the present time. Based on intersectional feminist studies, presents readings and possible approaches to didactic narratives in the classroom, with a view to teaching history to combat violence against women.
Licença:: Este artigo está licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY International. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, criar para qualquer fim, desde que atribua a autoria da obra.
DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n358426
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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