Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36405
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_AdaptationValidationOrganizational.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open
Title: Adaptation and validation of the Organizational Learning Mechanism Scale (OLMS)
Other Titles: Adaptação e validação da Escala de Mecanismo de Aprendizagem em Organizações (EMAO)
Authors: Silva, Fábio Ferreira
Odelius, Catarina Cecília
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0001-6138-8975
http://orcid.org/0000-0002-2152-5194
Assunto:: Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Comportamento organizacional
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de São Carlos
Citation: SILVA, Fábio Ferreira; ODELIUS, Catarina Cecília. Adaptation and validation of the Organizational Learning Mechanism Scale (OLMS). Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 3, e3428, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x3428-19. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000300217. Acesso em: 23 jan. 2020.
Abstract: Este estudo objetiva adaptar a escala Mecanismos de Aprendizagem em Organização (EMAO), a qual trata das ações da organização que visem à criação de procedimentos e práticas para a aquisição, armazenamento, compartilhamento e utilização dos conhecimentos. A escala foi adaptada com base em validação da escala para o contexto brasileiro, e em revisão de literatura relativa ao tema. A escala adaptada foi submetida à validação semântica e teórica por juízes, além da aplicação de um teste piloto em uma pequena amostra. Os dados foram coletados por meio eletrônico junto à 268 servidores públicos que atuam em organizações militares e civis. Após a condução de análises prévias recomendadas, realizou-se a análise fatorial, identificando-se 3 fatores: Mecanismos de Aquisição Interna (11 itens e α = 0,924), Mecanismos de Codificação e Controle (8 itens e α = 0,899) e Mecanismo de Aquisição Interna (3 itens e α = 0,726), os quais explicaram uma variância total de 62,20%, tendo sido tais resultados superiores aos encontrados na primeira adaptação da EMAO. Os resultados alcançados indicam um instrumento com bons parâmetros estatísticos, além de responder por uma boa quantidade da variância do construto, apontando direções para realização de novas pesquisas.
Abstract: The purpose hereof is to adapt the Organizational Learning Mechanism Scale (OLMS), which deals with organizations’ actions to create procedures and practices for knowledge acquisition, storage, sharing, and use. The adaptation of this scale was based on the validation of the scale for the Brazilian context, and on a theme-related literature review. The adapted scale was submitted for semantic and theoretical validation by judges and for the application of a pilot test in a small sample. The data of 268 public servants who work in military and civil organizations were collected through electronic means. Once the recommended prior analyses were conducted, we performed a factorial analysis, identifying 3 factors: Internal Acquisition Mechanisms (11 items and α = 0.924), Codification and Control Mechanisms (8 items and α = 0.899), and External Acquisition Mechanism (3 items and α = 0.726), which explain a total variance of 62.20%, results that were superior to those found in the first adaptation of the OLMS. The final results point to an instrument with good statistical parameters and which is responsible for a great amount of the construct’s variance, indicating new directions for the execution of new research.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x3428-19
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36405/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.