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Título : A produção do conhecimento na licenciatura em educação do campo : desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo
Otros títulos : Knowledge production in the degree course of education for rural areas : challenges and possibilities for strengthening education for rural areas
Producción de conocimientos en los grados de educación en áreas rurales : desafíos y posibilidades para fortalecer la educación en áreas rurales
Autor : Molina, Mônica Castagna
Antunes-Rocha, Maria Isabel
Martins, Maria de Fátima Almeida
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0001-9901-9526
http://orcid.org/0000-0002-4044-6723
http://orcid.org/0000-0001-9244-3404
Assunto:: Produção do conhecimento
Educação do campo
Licenciatura em Educação do Campo
Educação e Estado
Fecha de publicación : 2019
Editorial : ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Citación : MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação. v. 24, e240051, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100306. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumen : Este texto objetiva discutir a produção do conhecimento no âmbito das licenciaturas em Educação do Campo buscando compreender sua contribuição para ampliar e fortalecer os princípios, conceitos e práticas articulados pelo Movimento da Educação do Campo. Os dados foram obtidos no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em trabalhos acadêmicos já publicados. O conjunto da produção indica a presença de pesquisas desenvolvidas em todas as regiões do país, abordando temáticas que tratam tanto das especificidades da formação docente ofertada por esses cursos aos sujeitos camponeses quanto de questões relacionadas à formação e prática docente como um todo. Para concluir, demonstra-se que esse formato vem contribuindo para o diálogo entre a educação pública sem perder a especificidade demandada pela educação do campo.
Abstract: This text aims at discussing the production of knowledge in degree courses of Education for Rural Areas, seeking to understand its contribution to expand and strengthen the principles, concepts and practices articulated by the Movement for Education for Rural Areas. Data were obtained from the Dissertation and Thesis Bank of the Coordination of High-level Staff Qualifying (Capes), Research Groups Platform of the National Counsel for Scientific and Technological Development (CNPq) and from published academic papers. The set of production indicates the presence of research carried out in all regions of the country, addressing themes that deal with both the specificities of teacher qualification offered by these courses to rural laborers, as well as issues related to teacher qualification and practice in a generic sense. To conclude, it is demonstrated that this format has been contributing to the dialogue between public education without losing the specificities demanded by the education for rural areas.
Resumen: Este texto tiene como objetivo discutir la producción de conocimiento en materia de los grados en Educación en Áreas Rurales, buscando comprender su contribución para expandir y fortalecer los principios, conceptos y prácticas articulados por el Movimiento de Educación en Áreas Rurales. Los datos se obtuvieron del Banco de Tesis de maestría y doctorado de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Alto Nivel (Capes), la Plataforma de Grupos de Investigación del Consejo Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CNPq) y de trabajos académicos publicados. El conjunto de producción indica la presencia de investigaciones llevadas a cabo en todas las regiones del país, que abordan temas que tratan tanto las especificidades de la formación del profesorado que ofrecen estos cursos a los trabajadores rurales, como también cuestiones relacionadas con la educación y la práctica docente en general. Para concluir, se demuestra que este formato ha contribuido al diálogo entre la educación pública sin perder la especificidad exigida por la educación rural.
Licença:: (CC BY) - © 2019 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons.
DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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