Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36448
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AprendizagemMeiosDigitais.pdf330,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_LearningDigitalMedia.pdf347,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDravet, Florencept_BR
dc.contributor.authorCastro, Gustavo dept_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:58Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:58Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationDRAVET, Florence; CASTRO, Gustavo de. Aprendizagem, meios digitais e afeto: propostas para um novo paradigma na educação superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, e180321, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180321. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100253. Acesso em: 23 jan. 2020. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationDRAVET, Florence; CASTRO, Gustavo de. Learning, digital media and affection: proposals for a new paradigm in higher education. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 23, e180321, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/interface.180321. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100253&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 fev. 2020. Epub July 10, 2019.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36448-
dc.description.abstractRelaciona-se a presença dos meios digitais com os conhecimentos necessários a uma formação integral do ser humano, conjunção entre saberes racionais – capacidade de síntese e análise – e saberes afetivo-emocionais – capacidade de viver com o outro – propiciadora do saber viver e do pensar bem. A fim de contribuir para a reflexão crítica sobre o poder da tecnologia digital enquanto forma de avançar nos processos de aprendizagem, a proposta baseia-se na teoria da complexidade. Foi feita uma revisão bibliográfica seguida de pesquisa exploratória consistindo na análise comparativa de sites dedicados a propostas inovadoras em educação. Conclui-se que a presença dos meios digitais no ambiente educativo apresenta vantagens práticas para aquisição racional de conhecimentos. Porém, os meios digitais deixam lacunas afetivas a serem preenchidas por meio do ensino da ética das relações entre seres humanos na vida pessoal, social e coletiva.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUNESPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendizagem, meios digitais e afeto : propostas para um novo paradigma na educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeAprendizaje, medios digitales y afecto : propuestas para un nuevo paradigma en la educación superior-
dc.title.alternativeLearning, digital media and affection : proposals for a new paradigm in higher education-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordMídia digitalpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAfeto (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.rights.licenseEste artigo está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0, tipo BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/interface.180321pt_BR
dc.description.abstract1This article relates the presence of digital media with the necessary knowledge for integral formation of human being, conjunction between rational knowledges - capacity for synthesis and analysis - and affective-emotional knowledge - capacity to live with others – propitiating savoir vivre and well-thinking. In order to contribute to the critical reflection on the power of digital technology as a way to advance in learning processes, the proposal is based on the theory of complexity. A bibliographical revision followed by an exploratory research consisting of comparative analysis of sites dedicated to innovative proposals in education was carried out. In conclusion, the presence of digital media in the educational environment presents practical advantages for the rational acquisition of knowledge. However, digital media leave affective gaps to be filled through the teaching of ethics between human beings in personal, social and collective life.-
dc.description.abstract2Se relaciona la presencia de los medios digitales con los conocimientos necesarios para una formación integral del ser humano, conjunción entre saberes racionales – capacidad de síntesis y análisis – y saberes afectivo-emocionales – capacidad de vivir bien con el otro – propiciadora del saber-vivir y del pensar bien. Con la finalidad de contribuir para la reflexión crítica sobre el poder de la tecnología digital como forma de avanzar en los procesos de aprendizaje, la propuesta se basa en la teoría de la complejidad. Se realizó una revisión bibliográfica seguida de investigación exploratoria consistiendo en el análisis comparativo de sitios dedicados a propuestas innovadoras en educación. En conclusión, la presencia de los medios digitales en el ambiente educativo presenta ventajas prácticas para adquisición racional de conocimientos. No obstante, los medios digitales dejan lagunas afectivas que hay que llenar por medio de la enseñanza de la ética de las relaciones entre seres humanos en la vida personal, social y colectiva.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-3822-3627-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-7126-6947-
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.