Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36495
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ElementosAbordagemTematica.pdf252,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores
Outros títulos: Thematic approach in high school : signposts for teacher education
Autor(es): Silva, Luciano Fernandes
Tavares, Swellen Sales
Watanabe, Giselle
Halmenschlager, Karine Raquiel
Strieder, Roseline Beatriz
Hunsche, Sandra
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2041-3809
http://orcid.org/0000-0002-3431-1187
https://orcid.org/0000-0002-3738-7160
http://orcid.org/0000-0003-2747-3601
http://orcid.org/0000-0001-8965-8906
http://orcid.org/0000-0001-9766-5049
Assunto: Física - estudo e ensino
Professores - formação
Ensino médio
Data de publicação: 2019
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Referência: SILVA, Luciano Fernandes et al. Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 145-161, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumo: Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.
Abstract: In this study, some features have been identified about the Thematic Approach that underlies teachers' actions. All the teachers who participated in this study were following the Bachelors' degree in Physics and have studied the Thematic Approach. This is a qualitative study, and eighteen teachers completed a semi-structured interview and some questionnaires. This group has participants who have studied in eight different Brazilian universities. Content Analysis was utilized in this research, and two categories were established: the theme's nature and theme selection criteria. The results show that most teachers emphasize contextual themes with a focus on the students' daily lives. This situation could indicate that teachers focus on the knowledge and skills needed for the application of scientific knowledge.
Licença: (CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons
DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.