Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36614
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_OrganizacaoCurricularPerspectiva.pdf2,06 MBAdobe PDFView/Open
Title: Organização curricular na perspectiva Freire-CTS : propósitos e possibilidades para a educação em ciências
Other Titles: Curricular organization in the Freire-CTS perspective : purposes and possibilities for science education
Organización curricular en la perspectiva Freire-CTS : propósitos y posibilidades para la educación en ciencias
Authors: Almeida, Eliane dos Santos
Gehlen, Simoni Tormöhlen
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-8798-051X
http://orcid.org/0000-0002-9786-3392
Assunto:: Ciência e tecnologia
Ciências - estudo e ensino
Professores - formação
Freire, Paulo, 1921-1997
Issue Date: 2019
Publisher: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Citation: ALMEIDA, Eliane dos Santos; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Organização curricular na perspectiva Freire-CTS: propósitos e possibilidades para a educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, e11994, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210126. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172019000100323. Acesso em: 23 jan. 2020.
Abstract: Em um processo formativo de professores, balizado na Investigação Temática, investigaram-se os propósitos educacionais durante a seleção dos conteúdos programáticos para construção da Rede Temática. Para tal, foram analisadas videogravações de um curso, que possibilitou o estabelecimento de três categorias, baseadas em uma matriz de referência sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), quais sejam, o desenvolvimento de: a) percepções entre o conhecimento científico e o cotidiano do educando; b) questionamentos de situações locais; e c) compromissos sociais. A identificação destes propósitos corrobora para a defesa de que a Investigação Temática pode nortear a construção de currículos humanizadores, isso porque possibilita a autonomia e engajamento dos educandos e educadores diante de demandas sociais e a articulação entre os processos de concepção e execução de currículos.
Abstract: In a teacher training process, balanced in Thematic Research, the educational purposes were investigated during the selection of syllabus for the construction of the Thematic Network. With this aim, we analyzed video recordings of a course, which allowed the establishment of three categories, based on a reference matrix on Science-Technology-Society (CTS), which are, the development of: a) perceptions between knowledge scientific and daily life to do educating; b) questioning of local situations; and c) social commitments. The identification of these corroborated purposes for the defense of Thematic Investigation may allow the creation of humanizing curriculums, because this enables the autonomy and engagement of students and educators in the face of social demands and articulation between the processes of conception and execution of curriculums.
Resumen: En un proceso formativo de profesores, basado en la Investigación Temática, se investigaron los propósitos educacionales durante la selección de los contenidos programáticos para la construcción de la Red Temática. Para ello, se analizaron grabaciones de video de un curso, que posibilitó establecer tres categorías, basadas en una matriz de referencia sobre Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS), a saber, el desarrollo de: a) percepciones entre el conocimiento científico y el cotidiano del educando; b) cuestionamientos de situaciones locales; y c) compromisos sociales. La identificación de estos propósitos corrobora la defensa de que la Investigación Temática puede orientar la construcción de currículos humanizadores, pues posibilita la autonomía y el compromiso de los educandos y educadores delante de las demandas sociales y la articulación entre el proceso de elaboración y ejecución de currículos.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210126
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36614/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.