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Título: | Peers as agents of dating violence prevention: feasibility analysis of an intervention |
Outros títulos: | Pares como agentes de prevenção à violência no namoro: análise da viabilidade de uma intervenção Pares como agentes de prevención à la violencia en el noviazgo: análisis de viabilidad de una intervención |
Autor(es): | Santos, Karine Brito dos Murta, Sheila Giardini |
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-9185-1999 http://orcid.org/0000-0001-5515-5219 |
Assunto: | Prevenção Violência Namoro Psicologia - metodologia |
Data de publicação: | 2019 |
Editora: | Sociedade Brasileira de Psicologia |
Referência: | SANTOS, Karine Brito dos; MURTA, Karine Brito dos. Peers as Agents of Dating Violence Prevention: Feasibility Analysis of an Intervention. Trends in Psychology, v. 27, n. 3, p. 631-646, 2019. DOI: https://doi.org/10.9788/tp2019.3-03. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832019000300631. Acesso em: 23 jan. 2020. |
Resumo: | O presente estudo examinou evidências de viabilidade de uma intervenção baseada nos pares para prevenção à violência no namoro, monitorando indicadores de processo durante a fase de implementação de estudos piloto. Foram realizados dois estudos pilotos em cidades de regiões distintas do Brasil, com a participação de vinte e cinco adolescentes do ensino médio. Foram usadas medidas quantitativas e qualitativas, cujos dados foram explorados, respectivamente, pela contagem de frequência e análise de conteúdo. O estudo identificou por um lado, evidências favoráveis à aceitabilidade da intervenção, com bons indicadores de satisfação e envolvimento dos participantes e, por outro, barreiras contextuais que dificultaram o recrutamento, restringiram o alcance da intervenção, impediram a oferta do número de sessões planejadas e geraram impasses à adesão dos participantes. Em que pese tais barreiras, os indicadores de processo monitorados depõem a favor da aceitabilidade da intervenção, se integrada ao currículo escolar e alterado o seu formato no sentido de torná-la mais breve. |
Abstract: | The present study examined feasibility evidence of a peer-based intervention in preventing dating violence by monitoring process indicators during the implementation phase of pilot studies. Two pilot studies were carried out in cities from different Brazilian regions with the participation of 25 high schoolers. Quantitative and qualitative measurements were used and this data was explored, respectively, by frequency count and content analysis. The study identified, on the one hand, evidence supporting the intervention, with good indicators of satisfaction and participant involvement, but on the other hand, contextual barriers that hampered recruitment, restricted the reach of the intervention, prevented the delivery of the number of planned sessions, and created roadblocks to the participants’ adherence. In spite of such barriers, monitored process indicators testify in favor of the acceptability of the intervention if integrated into the school curriculum and changed its format to make it shorter. |
Resumen: | El presente estudio examinó evidencias de viabilidad de una intervención basada en los pares para prevenir la violencia en el noviazgo, monitoreando indicadores de proceso durante la fase de implementación de estudios piloto. Se realizaron dos estudios pilotos en ciudades de regiones distintas de Brasil, con la participación de veinticinco adolescentes de la enseñanza media. Se utilizaron medidas cuantitativas y cualitativas, cuyos datos se explotaron, respectivamente, por el recuento de frecuencia y el análisis de contenido. El estudio identificó, por un lado, evidencias favorables a la aceptabilidad de la intervención, con buenos indicadores de satisfacción y participación de los participantes y, por otro, barreras contextuales que dificultaron el reclutamiento, restringieron el alcance de la intervención, impidieron la oferta del número de sesiones planificadas y generaron impasses a la adhesión de los participantes. En que pese a tales barreras, los indicadores de proceso monitoreados deponen a favor de la aceptabilidad de la intervención, si se integra al currículo escolar y cambian su formato para hacerla más breve. |
Licença: | © The Author(s), 2018. Open Access. This article is distributed under the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International License (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons license, and indicate if changes were made. |
DOI: | https://doi.org/10.9788/tp2019.3-03 |
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