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Título : Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables : a systematic review of literature
Otros títulos : Predição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais : revisão sistemática da literatura
Predicción del desempeño académico por variables cognitivas y socioemocionales : revisión sistemática de la literatura
Autor : Costa, Bianca Cristine Gomide
Fleith, Denise de Souza
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-2543-3772
http://orcid.org/0000-0001-7512-8023
Assunto:: Predição
Desempenho acadêmico
Revisão de literatura
Educação
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Sociedade Brasileira de Psicologia
Citación : COSTA, Bianca Cristine Gomide; FLEITH, Denise de Souza. Prediction of academic achievement by cognitive and socio-emotional variables: a systematic review of literature. Trends in Psychology, v. 27, n. 4, p. 977-991, 2019. DOI: https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832019000400977. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumen : O objetivo do estudo foi examinar a produção científica acerca da predição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais mediante uma revisão sistemática da literatura envolvendo artigos empíricos. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, sendo definido o período de 2008 a 2018. Vinte seis artigos, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos, foram analisados. A inteligência foi a variável mais frequente nos estudos (n=7) e explicou de 1,21% a 43% do desempenho escolar. Algumas variáveis socioemocionais apresentaram poder preditivo superior ao da inteligência: autorregulação (49 a 90%), satisfação com o processo de aprendizagem (79,21%), autoeficácia (2,56 a 44,89%) e envolvimento com a aprendizagem (6,76 a 44,89%). A literatura revisada permite concluir que o desempenho acadêmico é multideterminado, tendo sido identificadas influências de distintas variáveis cognitivas e socioemocionais. Aponta-se a necessidade de estudos futuros considerarem a utilização de medidas padronizadas de desempenho que possibilitem maior comparabilidade dos dados, bem como a necessidade da construção de modelos de múltiplas variáveis e suas correlações para uma investigação mais profunda dos impactos dessas relações sobre o desempenho ao longo da trajetória escolar.
Abstract: The purpose of the study was to examine the scientific production about the prediction of academic achievement by means of cognitive and socio-emotional variables through a systematic literature review involving empirical articles. The search was carried out in the SciELO, Pepsic and Capes journal databases, covering the period from 2008 to 2018. Twenty six articles that met the pre-established inclusion criteria were analyzed. Intelligence was the most frequent variable in the studies (n = 7) and explained between 1.21% and 43% of school achievement. Some socio-emotional variables had greater predictive power than intelligence: self-regulation (49 to 90%), satisfaction with the learning process (79.21%), self-efficacy (2.56 to 44.89%) and learning engagement, 6.76 to 44.89%). Based on the literature, we can conclude that academic achievement is multi-determined, with influence from different cognitive and socio-emotional variables. Future studies need to consider the use of standardized achievement measures to enhance comparability, as well as to construct models with multiple variables and their correlations for the sake of a deeper investigation of the impacts of these relationships on achievement along the school career.
Resumen: El objetivo del estudio fue examinar la producción científica acerca de la predicción del desempeño académico por variables cognitivas y socioemocionales mediante una revisión sistemática de la literatura envolviendo artículos empíricos. La búsqueda fue realizada en las bases de datos SciELO, Pepsic y Portal de Periódicos Capes, siendo definido el período de 2008 a 2018. Veinte seis artículos que atendieron a los criterios de inclusión preestablecidos fueron analizados. La inteligencia fue la variable más frecuente en los estudios (n=7) y explicó del 1,21% al 43% del desempeño escolar. Algunas variables socioemocionales presentaron poder predictivo superior al de la inteligencia: autorregulación (49 a 90%), satisfacción con el proceso de aprendizaje (79,21%), autoeficacia (2.56 a 44.89%) e implicación con el aprendizaje (6.76 a 44.89%). La literatura revisada permite concluir que el desempeño académico es multideterminado, habiendo sido identificadas influencias de distintas variables cognitivas y socioemocionales. Se plantea la necesidad de que futuros estudios consideren la utilización de medidas estandarizadas de desempeño que posibiliten comparar los datos, así como la necesidad de construcción de modelos de múltiples variables y sus correlaciones para una investigación más profunda de los impactos de esas relaciones sobre el desempeño a lo largo de la trayectoria escolar.
DOI: https://doi.org/10.9788/tp2019.4-11
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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