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Título : Aprender a aprender tecnopedagogia : autonomia e trilhas de aprendizagem na aula de espanhol
Autor : Albuquerque, Ana Paula Cavalcante de
Orientador(es):: Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de
Assunto:: Objetos de aprendizagem
Recursos educacionais abertos (REA)
Trilha de aprendizagem
Língua espanhola - estudo e ensino
Espanhol como língua estrangeira (ELE)
Fecha de publicación : 30-ene-2020
Citación : ALBUQUERQUE, Ana Paula Cavalcante de. Aprender a aprender tecnopedagogia: autonomia e trilhas de aprendizagem na aula de espanhol. 2019. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : A pesquisa teve como objetivo geral elencar os elementos que devem compor as trilhas de aprendizagem para alunos iniciantes de espanhol em salas de aula com intensa heterogeneidade, considerando-se que as trilhas têm grande potencial para possibilitar aos aprendizes o desenvolvimento da autonomia e consequente aprimoramento dos seus conhecimentos de forma significativa para que possam acompanhar o ritmo da turma em que estão inseridos. Os objetivos específicos foram: identificar, na literatura acadêmica, estudos sobre Objetos de Aprendizagem (OA) e dos Recursos Educacionais Abertos (REA) na área de ensino de línguas estrangeiras, particularmente no ensino de espanhol como língua estrangeira, componentes de uma trilha de aprendizagem (TA); e identificar o que tais estudos dizem sobre os componentes dessas trilhas que tenham potencial para contribuir diretamente para a autonomia do aluno. Apresentam-se três bases teóricas: o conceito de heterogeneidade (REID ET AL, 1981), situando-o na sala de aula de espanhol como língua estrangeira; o conceito de autonomia (BENSON, 2006), concentrado somente no aprendiz de espanhol; e o amplo conceito da tecnopedagogia (XAVIER, 2014). A metodologia foi de uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios (GIL, 1999) e de capacitação cujo método de coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, que neste estudo teve a função de balizador das propostas de adequação e organização de uma trilha de aprendizagem nas fases de escolarização dos aprendizes.
Abstract: The general objective of this research was to list the elements that should compose the learning paths for beginning students of Spanish in classrooms with intense heterogeneity, taking into account that such paths have the potential to enable the learners to develop autonomy so that they can improve their knowledge in a significant way and follow the rhythm of the group they are inserted in. The specific objectives were: to identify, in the academic literature, studies on Learning Objects and Open Educational Resources in the area of foreign language teaching, particularly in the teaching of Spanish as a foreign language, components of a learning path ; and to identify what such studies say about the components of these paths that have the potential to contribute directly to the student's autonomy. Three theoretical bases are presented: the concept of heterogeneity (REID ET AL, 1981), situating it in the classroom of Spanish as a foreign language; the concept of autonomy (BENSON, 2006), focused only on the learner of Spanish; and the broad concept of technopedagogy (XAVIER, 2014). The methodology was a qualitative approach, with exploratory and training objectives (GIL, 1999) whose method of collecting data was the bibliographical research, which in this study had the function of providing a basis for the adequacy and organization of a learning path in the apprentices' schooling phases.
Resumen: La investigación tuvo como objetivo general listar los elementos que deben componer las pistas de aprendizaje para alumnos principiantes de español en aulas con intensa heterogeneidad, considerando que las pistas tienen gran potencial para posibilitar a los aprendices el desarrollo de la autonomía y consecuente perfeccionamiento de sus conocimientos de forma significativa para que puedan acompañar el ritmo de la clase en que están insertados. Los objetivos específicos fueron: identificar, en la literatura académica, estudios sobre Objetos de Aprendizaje (OA) y de los Recursos Educativos Abiertos (REA) en el área de enseñanza de lenguas extranjeras, particularmente en la enseñanza de español como lengua extranjera, componentes de una pista de aprendizaje (TA); e identificar lo que tales estudios dicen sobre los componentes de esas pistas que tengan potencial para contribuir directamente a la autonomía del alumno. Se presentan tres bases teóricas: el concepto de heterogeneidad (REID ET AL, 1981), situándolo en el aula de español como lengua extranjera; el concepto de autonomía (BENSON, 2006), concentrado solamente en el aprendiz de español; y el amplio concepto de la tecnopedagogía (XAVIER, 2014). La metodología fue de un abordaje cualitativo, con objetivos exploratorios (GIL,1999) y de capacitación cuyo método de recolección de datos fue la investigación bibliográfica, que en este estudio tuvo la función de indicador de las propuestas de adecuación y organización de una pista de aprendizaje las fases de escolarización de los aprendices.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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