Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36753
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrígidaDuartedeOliveiraMedeiros.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Frida Kahlo : uma autoficção verbo-visual
Autor(es): Medeiros, Brígida Duarte de Oliveira
Orientador(es): D’Angelo, Biagio
Assunto: Kahlo, Frida, 1907-1954 - crítica e interpretação
Autoficção
Textualidade
Visualidades
Data de publicação: 30-Jan-2020
Referência: MEDEIROS, Brígida Duarte de Oliveira. Frida Kahlo: uma autoficção verbo-visual. 2019. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A pesquisa aqui apresentada anseia investigar as relações entre visualidade e textualidade presentes na obra autorreferencial da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954). Para tanto, serão estudadas suas produções verbo-visuais, sendo elas: os quadros que apresentam elementos escritos, pintados entre as décadas de 1920-50, e seu diário íntimo elaborado entre os anos de 1944 e 1954, além de algumas das cartas que escreveu durante toda a sua vida. Destaca-se aqui o diário de Frida Kahlo onde relatos, cartas, poemas, aquarelas e desenhos registrados em diversas cores se misturam e sobrepõem, garantindo não apenas o valor documental, mas um diálogo entre as dimensões estética e poética. Os materiais pictóricos e documentais citados serão estudados como autoficções, articulando-se com a bibliografia selecionada.
Abstract: The research presented here aims to investigate the relations between visuality and textuality inside of the self-referential work of the Mexican painter Frida Kahlo (1907-1954). Therefore, her verb-visual production is going to be studied - the paintings that present written elements, painted between the decades of 1920-50, and her intimate diary elaborated between the years of 1944 and 1954, beyond some of the letters she wrote for all her life. Stands out here Frida Kahlo’s diary where stories, poems, watercolors and drawings recorded in different colors mix up and overlap, ensuring not just the documental value, but a dialogue between esthetical and poetical dimensions. These pictorial and documental materials will be studied as autofictions, working with the selected bibliography.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.