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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36807
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Title: Trajetórias de estudantes no jogo escolar pela busca e reconhecimento de diplomas Stricto Sensu semipresencial de países do Mercosul
Authors: Castro, Priscilla Campos de
Orientador(es):: Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto:: Pós-graduação stricto sensu
Cursos semi-presenciais
MERCOSUL
Capital social
Capital cultural
Issue Date: 5-Feb-2020
Citation: CASTRO, Priscilla Campos de. Trajetórias de estudantes no jogo escolar pela busca e reconhecimento de diplomas Stricto Sensu semipresencial de países do Mercosul. 2019. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Este trabalho analisa criticamente o sentido da escolha de estudantes que optaram por cursar pós-graduação stricto sensu semipresencial em outros países do Mercosul e, assim, compreender como eles interiorizaram e exteriorizam o sentido dessa escolha, considerando a trajetória familiar, escolar, condições para fazer o curso e aspirações. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito ex-estudantes. Empregamos roteiro de entrevistas com perguntas divididas em quatro eixos: trajetória de vida e condição socioeconômica, trajetória familiar, trajetória escolar e trajetória no curso de pós-graduação. Com base na abordagem metodológica da reflexividade reflexa, proposta por Pierre Bourdieu, realizamos a análise das entrevistas. Nela, apresentamos alguns dos capitais que constituem as trajetórias desses sujeitos, bem como elementos do jogo escolar: a luta pelo reconhecimento do diploma, a disputa no campo, as regras próprias do jogo e as chances de deslocamentos no campo. Os dados apontaram que possuir estabilidade laboral gerou disponibilidade de tempo e investimento econômico como estratégia para o jogo escolar, pois identificamos que todos os entrevistados trabalham no serviço público e a maioria possui idade superior a 50 anos. No geral, são pessoas maduras e estabelecidas que retomaram os estudos. Observou-se que as dificuldades econômicas e familiares exerceram forte influência para que esses entrevistados começassem a trabalhar precocemente. Com relação aos filhos dos entrevistados, o aumento de capital cultural e social em relação aos pais demonstrou uma nova posição dentro do campo, pois a pós-graduação stricto sensu criou um novo ponto de ancoragem que, possivelmente, transmitir-se-á aos herdeiros. As principais dificuldades enfrentadas para realizar o curso fora do Brasil foram: financeiras, idioma, falta de informação da empresa brasileira que intermedeia a relação com a universidade estrangeira e o processo de reconhecimento de diploma no Brasil. Os aspectos positivos destacados foram: possibilidade de vivenciar outras realidades, obter novos aprendizados, oportunidade de conhecer nova cultura, fazer amizades, facilidade em permanecer no programa de pós-graduação e prosseguir para o doutorado, valorização dos professores, das universidades e da comunidade com os estudantes brasileiros, e valores das mensalidades inferiores aos dos programas brasileiros. No que se refere aos aspectos motivacionais, constatou-se: a satisfação pessoal, a aquisição de novos conhecimentos, a obtenção do título, a chance de obter o diploma reconhecido no Brasil, a possibilidade de inspirar outras pessoas como familiares, amigos e seus alunos; e a progressão financeira na remuneração. Os aspectos negativos apontados foram: o deslocamento para outro país, a distância da família, o fuso horário, o clima, os trâmites com passaporte e exames médicos. Identificamos, nas entrevistas, a intencionalidade de definir a modalidade como presencial como estratégia de adequação às regras do jogo do reconhecimento de diplomas da pós-graduação no Brasil. Por fim, percebeu-se que os capitais prévios já incorporados ao patrimônio do entrevistado favoreceram seu percurso no jogo: como a disponibilidade de tempo, a estabilidade laboral e financeira. Vimos também a incorporação de valores e de regras do mundo social próprios ao campo que são explicitadas, quase de maneira uníssona, pela fala/representação dos entrevistados quando, por exemplo, tratam da pouca informação disponibilizada pelas instituições ofertantes como estratagema necessário à captação de novos alunos.
Résumé: Cette recherche analyse de manière critique le sens du choix d'étudiants qui a choisi faire un master ou un doctorat, semi-présentiel dans d'autres pays du MERCOSUR et, ainsi, de comprendre comment ils intériorisaient et externalisaient le sens de ce choix, en tenant compte de la famille, de l'école et des conditions à réussir le cours et leurs aspirations. Pour cela, des entretiens semi-structurés ont été menés avec huit anciens élèves. Nous avons utilisé un scénario d'entretien avec des questions divisées en quatre axes: trajectoire de vie et condition socio-économique, trajectoire familiale, trajectoire scolaire et trajectoire dans le cursus postuniversitaire. Sur la base de l'approche méthodologique de la réflexivité réflexe, proposée par Pierre Bourdieu, nous avons effectué l'analyse des entretiens. Nous y présentons des capitaux constituant les trajectoires de ces sujets, ainsi que des éléments du jeu scolaire: la lutte pour la reconnaissance du diplôme, la compétition sur le terrain, les règles du jeu et les possibilités de déplacement sur le terrain. Les données montrent que la stabilité de l'emploi génère une disponibilité de temps et un investissement économique en tant que stratégie pour y réussir, puisque nous avons identifié que toutes les personnes interrogées travaillent dans la fonction publique et que la plupart d'entre-eux ont plus de 50 ans. En général, ce sont des personnes matures et bien établies qui ont repris leurs études. Nous avons observé que les difficultés économiques et familiales exerçaient une forte influence, du fait que les personnes interrogées ont commencé à travailler très tôt. En ce qui concerne les enfants des personnes interrogées, l’augmentation du capital culturel et social par rapport aux parents a fait apparaître une nouvelle position dans le domaine, car le diplômé stricto sensu a créé un nouveau point d’ancrage qui sera éventuellement transmis aux héritiers. Les principales difficultés rencontrées pour suivre le cours hors du Brésil étaient les suivantes: finances, langue, absence d'informations sur l'entreprise brésilienne qui assure la relation avec l'université étrangère et sur le processus de reconnaissance des diplômes au Brésil. Les aspects positifs mis en évidence sont les suivants: possibilité de faire l'expérience d'autres réalités, acquérir de nouvelles connaissances, avoir la possibilité de connaître une nouvelle culture, se faire des amis, pouvoir rester dans le programme de troisième cycle et continuer jusqu'au doctorat, valoriser les enseignants, les universités et la communauté avec les étudiants brésiliens et les frais scolaires inférieures aux programmes brésiliens. En ce qui concerne les aspects motivationnels, nous avons aperçu : la satisfaction personnelle, l'acquisition de nouvelles connaissances, l'obtention du diplôme, la possibilité d'obtenir un diplôme reconnu au Brésil, la possibilité d'inspirer d'autres personnes telles que la famille, les amis et leurs étudiants; et progression financière de la rémunération. Les aspects négatifs indiqués étaient : le déplacement vers un autre pays, la distance de la famille, le fuseau horaire, la météo, les procédures avec passeport et examens médicaux. Nous avons identifié dans les entretiens l’intention de définir la modalité comme présentielle en tant que stratégie d’adaptation aux règles du jeu de la reconnaissance des diplômes d’études supérieures au Brésil. Enfin, il a été noté l’incorporation de valeurs et de règles du monde social du champ (intériorisation) qui sont expliquées, de manière presque unifiée, par le discours / représentation des personnes interrogées (externalisation).
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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