http://repositorio.unb.br/handle/10482/36826
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_CarolinaResendeFerraz.pdf | 4,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Trajetórias urbanas e trajetórias humanas : análises cartográficas sob o viés semiótico |
Autor(es): | Ferraz, Carolina Resende |
Orientador(es): | Santos, Fátima Aparecida dos |
Assunto: | Brasília (DF) - história Brasília (DF) - crescimento urbano Semiótica do espaço Cartografia urbana Cartografia - Brasília (DF) |
Data de publicação: | 6-Fev-2020 |
Data de defesa: | 12-Jul-2019 |
Referência: | FERRAZ, Carolina Resende. Trajetórias urbanas e trajetórias humanas: análises cartográficas sob o viés semiótico. 2019. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Brasília, território que preenche o centro geográfico do país, está em uma área sob proteção histórica que expandiu além de sua condição inicial específica presente no plano da cidade. O centro metropolitano concentra a maioria dos empregos e movimentação de serviços e pessoas. A rodoviária se configura nesse centro com suas múltiplas funções, estação multimodal, fluxos, setor de diversões e serviços, situada no ponto de interseção, o eixo central da cidade. Esta recebe forte pressão sob sua infraestrutura em que é capaz de exercer o papel de arquitetura, mas também urbanismo. Nesse sentido, o estudo visa compreender os significados do imaginário coletivo no projeto de urbanismo idealizado para a cidade e como as trajetórias vivenciadas, modelizadas a partir do uso da sociedade, são apreendidas no espaço urbano. Diante disso, delineamos sobre o contexto histórico da cidade de Brasília e desenvolvemos cartografias das trajetórias urbanas e humanas, caminhos urbanizados em confronto com os caminhos vividos no cotidiano das pessoas acerca da rodoviária do Plano Piloto. A leitura do espaço urbano foi elaborada a partir da observação direta, pesquisa bibliográfica e documental, e realização de entrevistas a fim de elaborar mapas, diagramas e cartografias por meio de narrativas urbanas, que foram capazes de captar as sensibilidades e emoções dos indivíduos ao transitarem pela cidade. As narrativas produziram signos relacionados às trajetórias apreendidas, em que foram categorizados e analisados no presente estudo como aspectos do espaço urbano a partir das dimensões espaciais e temporais sob olhar o semiótico da cidade. A geografia social, os imaginários urbanos e a análise dos signos foram as questões primordiais para a apreensão do espaço público. As bases teóricas condutoras para o estudo foram Lucrécia D´Aléssio Ferrara e Milton Santos. Kevin Lynch e Armando Silva contribuíram com o processo metodológico da pesquisa e assim, as narrativas produziram significados representativos na produção das cartografias sensíveis, com foco na percepção coletiva, a partir do uso da cidade. |
Abstract: | Brasilia, a territory that fills the geographic center of the country, is in an area under historical protection that expanded beyond its specific initial condition present in the city’s plan. The Metropolitan center concentrates most of the jobs and movement of services and people. The road station is configured in this center with its multiple functions, multimodal stations, amusement sector and services, located at the intersection point, the central axis of the city. This receives strong pressure under its infrastructure in which it is capable of performing the role of architecture, but also urbanism. In this sense, the study aims to understand the meanings of the collective imaginary in the project of urbanism conceived for the city and how the trajectories experienced, modeled from the use of society, are apprehended in the urban space. Given this, we outline the historical context of the city of Brasilia and develop cartographies of urban and human trajectories, urbanized paths in confrontation with the paths experienced in the daily lives of people about the bus station of the pilot plan. The reading of the urban space was elaborated from direct observation, bibliographic and documentary research, and conducting interviews in order to elaborate maps, diagrams and cartographies through urban narratives, which were able to capture the sensitivities and emotions of individuals as they transit through the city. The narratives produced signs related to the trajectories apprehended, in which they were categorized and analyzed in the present study as aspects of the urban space from the spatial and temporal dimensions under the semiotic view of the city. The social geography, the urban imaginaries and the analysis of the signs were the main issues for the apprehension of the public space. The theoretical bases conductive for the study were Lucrécia D’ Aléssio Ferrara and Milton Santos. Kevin Lynch and Armando Silva contributed to the methodological process of the research and thus, the narratives produced representative meanings in the production of sensitive cartographies, focusing on collective perception, from the use of the city. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Design (IdA DIN) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Design |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.