http://repositorio.unb.br/handle/10482/36834
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_RosaDiasSchramm.pdf | 8,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Um convite à sinestesia : considerações de um corpo em performance |
Autor(es): | Schramm, Rosa Dias |
Orientador(es): | Rosa, Luisa Günther |
Assunto: | Deslocamento Performance de dança Dança - improvisação Performance (Arte) |
Data de publicação: | 6-Fev-2020 |
Data de defesa: | 19-Jun-2019 |
Referência: | SCHRAMM, Rosa Dias. Um convite à sinestesia: considerações de um corpo em performance. 2019. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A investigação busca compreender o deslocamento e como este afeta a exploração do movimento que realizo no contexto da performance de dança. Este texto se desenvolve por meio da articulação entre o Contato Improvisação como linguagem artística e a Técnica Alexander como ferramenta de reeducação do movimento. O interesse por um viés metodológico relacional, integrador e estético, entre essas duas propostas para o estudo do movimento, fundamenta-se na participação consciente, interessada e curiosa que instaura meus atos de criação. A investigação dialoga principalmente com argumentos filosóficos numa perspectiva fenomenológica e em ramificações afins. De tal modo, espera-se que essa escolha colabore com a ideia de que as experiências do movimento realizadas na dança e nas atividades cotidianas, possam ser apreciadas enquanto instância performática de nosso viver. |
Abstract: | The investigation aims to understand the displacement and how this affects the exploration of the movement that I perform in the context of the dance performance. The text develops through the articulation between Contact Improvisation as artistic language and the Alexander Technique as a tool of movement and reeducation. The interest in a relational, integrative and aesthetic methodological bias that the two proposals bring to the study of movement is based on conscious, interested and curious participation that establishes acts of creation. Therefore, the research dialogues mainly with philosophical arguments in a phenomenological perspective and in similar branches. Thus, it is hoped that this choice will collaborate with the idea that experiences of movement performed in dance and in daily activities, can be appreciated as a performatic instance of our living. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.