Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36839
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuzianaCarvalhodeAlbuquerqueMaranhão.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A Bioética na formação do terapeuta ocupacional no Brasil
Autor(es): Maranhão, Luziana Carvalho de Albuquerque
Orientador(es): Montagner, Miguel Ângelo
Assunto: Terapia ocupacional
Projeto pedagógico
Bioética de Intervenção
Terapeuta ocupacional - formação profissional
Data de publicação: 6-Fev-2020
Referência: MARANHÃO, Luziana Carvalho de Albuquerque. A Bioética na formação do terapeuta ocupacional no Brasil. 2019. 230 fl., il. Tese (Doutorado em Bioética) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo identificou e analisou a Bioética na formação do terapeuta ocupacional no Brasil, sua importância no desenvolvimento de competências e habilidades na área da saúde, compreendendo que a Terapia Ocupacional atua também na assistência social, educação, cultura, justiça, enfrentando os dilemas bioéticos que surgem nas relações profissionais. O terapeuta ocupacional intervém junto aos problemas no desempenho ocupacional do cotidiano do indivíduo ou da coletividade buscando a participação social. Para este estudo foram analisados vinte projetos pedagógicos dos Cursos de Terapia Ocupacional, públicos, para identificar conteúdos de Bioética. Foram aplicados 128 questionários com docentes de Terapia Ocupacional associados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, entidade nacional de docentes e pesquisadores, para analisar a compreensão dos docentes sobre a Bioética e o reconhecimento de sua importância nessa formação. Foi utilizada a Bioética de Intervenção, como referencial teórico para essa análise, sendo os princípios da Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos da UNESCO (DUBDH), conteúdo complementar para o estudo. Os Projetos Pedagógicos (PP) foram agrupados de acordo com a organização em disciplinas ou em outras atividades. As respostas dos questionários foram categorizadas de forma quantitativa e analisadas. Os resultados obtidos demonstraram que a Bioética está presente na maioria dos Cursos de Terapia Ocupacional, demonstrando reconhecimento de sua importância na formação profissional apesar de ter sido identificada a necessidade de incremento nos conteúdos ainda havendo predomínio do principialismo e insuficiente apropriação de conhecimento sobre a Bioética de Intervenção. Essas discussões vêm crescendo na América Latina. O conhecimento sobre a Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos, também, foi identificado em poucas respostas sendo necessária maior divulgação. Esperamos que este estudo contribua na inclusão ou incremento da Bioética na formação do terapeuta ocupacional, levando a mudanças atitudinais junto à população atendida.
Abstract: This study identified and analyzed the Bioethics within the professional formation of the occupational therapist in Brazil, its importance in the development of skills and abilities in the area of the health, understanding that the Occupational Therapy also acts in the social assistance, education, culture, justice, facing the bioethical dilemmas that arise in the professional relationships. The occupational therapist intervenes in the problems regarding the occupational performance of the individual’s quotidian or the community seeking social participation. For this study, twenty pedagogical projects of the Occupational Therapy public courses were analyzed in order to identify Bioethics contents. A hundred twenty-eight surverys and interviews were applied with some professors associated with the National Network of Teaching and Research in Occupational Therapy, a national entity of professors and researchers, to analyze teachers' understanding of Bioethics and the recognition of its importance in this development. The Intervention Bioethics was used as a theoretical framework for this analysis, being the principles of The Universal Declaration on Bioethics and Human Rights of UNESCO (UDBHR) complementary contents for the study. The Pedagogical Projects (PP) were grouped according to its organization in the disciplines or in other activities. The answers to the surveys were organized in quantitative form and then analyzed. The results obtained showed that the Bioethics is present in the majority of the Occupational Therapy courses, revealing recognition of its importance in the professional formation, even though a need of increases in the contents was also identified, being the principialism predominant and the appropriation of knowledge about the Intervention Bioethics insufficient. These discussions are growing in Latin America. Furhtermore, the knowledge about The Universal Declaration on Bioethics and Human Rights was identified in few answers, being necessary a greater divulgation. It was expected that this study contributes to the inclusion or increase of the Bioethics in the formation of the occupational therapist, leading to the attitudinal changes with the assisted population.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Bioética
Programa de Pós-Graduação em Bioética
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.