Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Denize Elena Garcia da | - |
dc.contributor.author | Nunes, Viviane Faria Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2010-02-22T23:52:15Z | - |
dc.date.available | 2010-02-22T23:52:15Z | - |
dc.date.issued | 2008-12 | - |
dc.date.submitted | 2008-12 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Viviane Faria Lopes. Identidade, família e letramento: representações discursivas num contexto de pobreza. 2008. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3687 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visa discutir o significado de “família” na concepção de pessoas de classes menos favorecidas economicamente. Para tanto, levou-se em consideração a influência
do letramento – representado pela instituição “escola” – e da identidade – representada pela ideologia religiosa – na formação desse conceito social, bem como até que ponto o mundo físico contrasta ou se aproxima do mundo da consciência na formação
desse valor. Então, partimos da hipótese de que, na sociedade atual, diversos valores sociais, religiosos e culturais têm passado
por transformações significativas se comparados às mudanças ocorridas em épocas anteriores. Contudo,fez-se necessário apontar
e analisar outros desses valores que permanecem quase que imutáveis, mesmo após tantas mudanças/evoluções históricas, por
estarem firmados em raízes mais profundas. Partindo desse pressuposto é que promovemos uma investigação, à luz da Análise do Discurso Crítica (ADC), sobre a relação existente entre os valores da unidade familiar em classes menos favorecidas e
influenciadas por ideologias/crenças religiosas. Por meio de pesquisa etnográfica realizada com estudantes de escolaridade
tardia – idade entre 18 e 40 anos – , foram gerados dados empíricos que permitiram a análise lingüístico – discursiva de representações que vão desde a relação do mundo físico de escassez material, passando pela exclusão social, até o mundo emocional. Para tanto, foram considerados o contexto cultural, o ambiente escolar (aspecto situacional),unido ao familiar e ao religioso, que dão, assim, sustentação ao tripé de análise: letramento, família e
identidade. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Identidade, família e letramento : representações discursivas num contexto de pobreza | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Família - análise do discurso | en |
dc.subject.keyword | Letramento | en |
dc.subject.keyword | Identidade | en |
dc.location.country | BRA | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|