http://repositorio.unb.br/handle/10482/3687
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_VivianeFariaLopesNunes.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Identidade, família e letramento : representações discursivas num contexto de pobreza |
Auteur(s): | Nunes, Viviane Faria Lopes |
Orientador(es):: | Silva, Denize Elena Garcia da |
Assunto:: | Família - análise do discurso Letramento Identidade |
Date de publication: | déc-2008 |
Data de defesa:: | déc-2008 |
Référence bibliographique: | NUNES, Viviane Faria Lopes. Identidade, família e letramento: representações discursivas num contexto de pobreza. 2008. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Résumé: | Esta pesquisa visa discutir o significado de “família” na concepção de pessoas de classes menos favorecidas economicamente. Para tanto, levou-se em consideração a influência do letramento – representado pela instituição “escola” – e da identidade – representada pela ideologia religiosa – na formação desse conceito social, bem como até que ponto o mundo físico contrasta ou se aproxima do mundo da consciência na formação desse valor. Então, partimos da hipótese de que, na sociedade atual, diversos valores sociais, religiosos e culturais têm passado por transformações significativas se comparados às mudanças ocorridas em épocas anteriores. Contudo,fez-se necessário apontar e analisar outros desses valores que permanecem quase que imutáveis, mesmo após tantas mudanças/evoluções históricas, por estarem firmados em raízes mais profundas. Partindo desse pressuposto é que promovemos uma investigação, à luz da Análise do Discurso Crítica (ADC), sobre a relação existente entre os valores da unidade familiar em classes menos favorecidas e influenciadas por ideologias/crenças religiosas. Por meio de pesquisa etnográfica realizada com estudantes de escolaridade tardia – idade entre 18 e 40 anos – , foram gerados dados empíricos que permitiram a análise lingüístico – discursiva de representações que vão desde a relação do mundo físico de escassez material, passando pela exclusão social, até o mundo emocional. Para tanto, foram considerados o contexto cultural, o ambiente escolar (aspecto situacional),unido ao familiar e ao religioso, que dão, assim, sustentação ao tripé de análise: letramento, família e identidade. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.