Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/3687
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2008_VivianeFariaLopesNunes.pdf2,04 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Identidade, família e letramento : representações discursivas num contexto de pobreza
Auteur(s): Nunes, Viviane Faria Lopes
Orientador(es):: Silva, Denize Elena Garcia da
Assunto:: Família - análise do discurso
Letramento
Identidade
Date de publication: déc-2008
Référence bibliographique: NUNES, Viviane Faria Lopes. Identidade, família e letramento: representações discursivas num contexto de pobreza. 2008. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Résumé: Esta pesquisa visa discutir o significado de “família” na concepção de pessoas de classes menos favorecidas economicamente. Para tanto, levou-se em consideração a influência do letramento – representado pela instituição “escola” – e da identidade – representada pela ideologia religiosa – na formação desse conceito social, bem como até que ponto o mundo físico contrasta ou se aproxima do mundo da consciência na formação desse valor. Então, partimos da hipótese de que, na sociedade atual, diversos valores sociais, religiosos e culturais têm passado por transformações significativas se comparados às mudanças ocorridas em épocas anteriores. Contudo,fez-se necessário apontar e analisar outros desses valores que permanecem quase que imutáveis, mesmo após tantas mudanças/evoluções históricas, por estarem firmados em raízes mais profundas. Partindo desse pressuposto é que promovemos uma investigação, à luz da Análise do Discurso Crítica (ADC), sobre a relação existente entre os valores da unidade familiar em classes menos favorecidas e influenciadas por ideologias/crenças religiosas. Por meio de pesquisa etnográfica realizada com estudantes de escolaridade tardia – idade entre 18 e 40 anos – , foram gerados dados empíricos que permitiram a análise lingüístico – discursiva de representações que vão desde a relação do mundo físico de escassez material, passando pela exclusão social, até o mundo emocional. Para tanto, foram considerados o contexto cultural, o ambiente escolar (aspecto situacional),unido ao familiar e ao religioso, que dão, assim, sustentação ao tripé de análise: letramento, família e identidade.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/3687/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.