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Título : O uso de questões rotineiras e não rotineiras de combinatória e a análise dos registros dos estudantes como instrumentos de reflexão para a prática docente
Autor : Alves, Luana Lopes dos Santos
Orientador(es):: Neves, Regina da Silva Pina
Assunto:: Matemática - estudo e ensino
Análise combinatória
Livros didáticos
Fecha de publicación : 18-feb-2020
Citación : ALVES, Luana Lopes dos Santos. O uso de questões rotineiras e não rotineiras de combinatória e a análise dos registros dos estudantes como instrumentos de reflexão para a prática docente. 2019. 105 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : Amplia-se o interesse entre os pesquisadores brasileiros em Educação Matemática por compreender a conceituação matemática no Ensino Médio, tendo como instrumento de apoio o sistema oficial de avaliação, como, por exemplo, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Dessa forma, defendemos a utilização dos resultados de uma avaliação e análise dos registros dos escolares como suportes na busca pela reorientação do trabalho docente. O presente estudo tem como objetivo fazer uso da análise dos registros dos estudantes como base para identificar as principais estratégias e dificuldades apresentadas por eles, quando lidam com problemas de combinatória em questões rotineiras e não rotineiras, bem como utilizar a análise dos registros como instrumento de reflexão para a prática docente. As questões foram selecionadas em livros didáticos, usados por eles na escola e em edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma a abranger conceitos desde o princípio fundamental da contagem até agrupamentos. Num estudo inicial, participaram 246 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal, sendo autorizado o uso da calculadora e foi estimulada a preservação das tentativas de resolução. Os resultados mostraram que os estudantes foram mais bem-sucedidos na questão rotineira; tiveram baixa capacidade interpretativa na questão não rotineira; apresentaram capacidade interpretativa e de resolução não condizente com o final do Ensino Médio e foram evidenciadas estratégias de resolução que elucidam os processos de conceituação em curso e suas necessidades mediacionais. Um estudo posterior foi realizado com 91 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, na mesma unidade de ensino, e que tinha por objetivo avaliar a mudança de postura dos estudantes quando estes lidavam com questões não rotineiras, fora de uma situação de prova e num ambiente colaborativo. Os resultados revelaram que, quando os estudantes são colocados num ambiente de interação e diálogo, eles apresentam respostas criativas para as questões não rotineiras e que, dependendo da forma como esse tipo de questão é apresentada, os resultados iniciais se alteram.
Abstract: The interest among Brazilian researchers in Mathematics Education increased in understanding the mathematical conception in High School, having as a tool to support the official evaluation system, such as the Basic Education Assessment System (SAEB). Thus, we defend the use of the results of an evaluation and analysis of the student records as pillars in the search for the reorientation of the teaching work. The present study aims to make use of the analysis of student records as a basis to identify the main strategies and difficulties presented by them, when dealing with combinatorial problems in routine and non-routine questions, as well as, to use the analysis of the records as an instrument of reflection for the teaching practice. The questions were selected in textbooks, used by the students at school and in previous editions of the National High School Exam (ENEM), in order to cover concepts from the fundamental counting principle to groupings. In an initial study, 246 students from 3rd year of High School of a public school in the Federal District. The use of calculators was allowed and the maintenance of attempts at the answers was encouraged. The results showed that the students were more successful in the routine question; they had low interpretative capacity in the non-routine question; they presented an interpretative and resolution capacity which was not compatible with the end of High School; resolution strategies were presented to elucidate the ongoing conceptualization processes and their meditational needs. A subsequent study was carried out with 91 students from the 3rd year of High School, in the same teaching unit, whose objective was to evaluate the students' change of posture, when they dealt with non-routine questions, outside a test situation and in a collaborative environment. The results revealed that when students are placed in an environment of interaction and dialogue, they present creative responses to non-routine questions and that, depending on how this type of question is presented, the initial results are changed.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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