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Título: Jogavox : uma alternativa para o ensino de gráficos de funções para alunos com deficiência visual
Autor(es): Eiras, Jeferson Vilela
Orientador(es): Silva, Simone Vasconcelos da
Assunto: Deficiência visual
DOSVOX (Sistema operacional de computador)
Matemática - estudo e ensino
Funções (Matemática)
Data de publicação: 18-Fev-2020
Referência: EIRAS, Jeferson Vilela. Jogavox: uma alternativa para o ensino de gráficos de funções para alunos com deficiência visual. 2019. 147 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este projeto teve como objetivo identificar a viabilidade da utilização de sons como representação de gráficos de funções constantes, afins e quadráticas. Observa-se hoje em dia a presença da inclusão no sistema educacional brasileiro, onde se torna necessário a adequação às necessidades de todos os alunos, com ou sem alguma deficiência. A pessoa com deficiência visual necessita de alternativas para o processo de ensino-aprendizagem, a matemática com o conteúdo de gráfico de funções parece ser um obstáculo para estes alunos. A pesquisa consistiu, num primeiro momento, em uma pesquisa documental sobre os temas envolvidos, seguida de uma entrevista semiaberta com um licenciado em Matemática cego e da criação de jogos adaptados sobre o conteúdo de gráficos de funções (constantes, afins e quadráticas) utilizando sons como forma de representação. Para criação, foi utilizado o Dosvox por meio do programa Jogavox, onde ocorreu a criação de dois jogos adapatados para deficiêntes visuais; num segundo momento, foi avaliada a interação dos alunos com deficiência visual com os jogos. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos a entrevista semiaberta. Como resultados, identificamos a viabilidade na utilização de sons como representação de gráficos de funções constantes, afins e quadráticas.
Abstract: This project aimed to identify the feasibility of using sounds as a representation of graphs of constant, related and quadratic functions. It is nowadays observed the presence of inclusion in the Brazilian educational system, where it is necessary to adapt to the needs of all students, with or without some deficiency. The visually impaired person needs alternatives to the teaching-learning process, the math with the graph content of functions seems to be an obstacle for these students. The research consisted, first of all, of documentary research on the subjects involved, followed by a semi-open interview with a blind mathematics graduate and the creation of adapted games about the content of graphs of functions (constants, similar and quadratic) using sounds like a form of representation. For creation, Dosvox was used through the Jogavox program, where the creation of two adapted games for visual deficiencies occurred; in a second moment, the interaction of students with visual impairment with the games was evaluated. As research tools, we used the semi-open interview. As results, we identify the feasibility in the use of sounds as a representation of graphs of constant, related and quadratic functions.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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