Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barretto Filho, Henyo Trindade | - |
dc.contributor.author | Calçavara, Lilian Brandt | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T22:21:55Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03T22:21:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.citation | CALÇAVARA, Lilian Brandt. Ijadokoma itxỹte: as moças Karajá “doidinhas” e “lindas como sempre”. 2019. 192 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais)—Universidade de Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37041 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação se propõe a oferecer um possível retrato do mundo das ijadòkòma – as
moças Karajá. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e a principal ferramenta foi a
linguagem audiovisual, processo no qual elas assumiram o protagonismo das atividades.
As moças gravaram alguns vídeos a partir de temas que elas propuseram e editamos o
material de modo colaborativo. A partir da relação mais próxima com as moças, vieram à
tona outros temas: as amizades, a cultura, o “vício” no celular, as redes sociais, os
namoros, suas motivações e sofrimentos. Relaciono essa vivência com a literatura,
trazendo elementos do pluriverso das moças Karajá e de pesquisas que se relacionam
aos temas abordados. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ijadokoma itxỹte : as moças Karajá “doidinhas” e “lindas como sempre” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas - vida e costumes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antropologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas Karajá - Tocantins (TO) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to offer a possible portrait of the world of the ijadòkòma – the Karajá
girls. The methodology used was action-research and the main tool was the audiovisual
language, a process in which they took on the protagonism of the activities. The girls
recorded some videos about themes they proposed and the material was edited collaboratively.
From a closer relationship with the girls other issues came to surface: friendships,
culture, cell phone “addiction”, social networks, dating, their motivations and sufferings. I
relate this experience with the literature, bringing up elements from the pluriverse of the
Karajá girls and from studies related to the themes addressed. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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