http://repositorio.unb.br/handle/10482/37041
File | Description | Size | Format | |
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2019_LilianBrandtCalçavara.pdf | 64,03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Ijadokoma itxỹte : as moças Karajá “doidinhas” e “lindas como sempre” |
Authors: | Calçavara, Lilian Brandt |
Orientador(es):: | Barretto Filho, Henyo Trindade |
Assunto:: | Povos indígenas Indígenas - vida e costumes sociais Indígenas - aspectos sociais Indígenas Antropologia Indígenas Karajá - Tocantins (TO) |
Issue Date: | 3-Mar-2020 |
Data de defesa:: | 12-Jul-2019 |
Citation: | CALÇAVARA, Lilian Brandt. Ijadokoma itxỹte: as moças Karajá “doidinhas” e “lindas como sempre”. 2019. 192 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais)—Universidade de Brasília, 2019. |
Abstract: | Esta dissertação se propõe a oferecer um possível retrato do mundo das ijadòkòma – as moças Karajá. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e a principal ferramenta foi a linguagem audiovisual, processo no qual elas assumiram o protagonismo das atividades. As moças gravaram alguns vídeos a partir de temas que elas propuseram e editamos o material de modo colaborativo. A partir da relação mais próxima com as moças, vieram à tona outros temas: as amizades, a cultura, o “vício” no celular, as redes sociais, os namoros, suas motivações e sofrimentos. Relaciono essa vivência com a literatura, trazendo elementos do pluriverso das moças Karajá e de pesquisas que se relacionam aos temas abordados. |
Abstract: | This dissertation aims to offer a possible portrait of the world of the ijadòkòma – the Karajá girls. The methodology used was action-research and the main tool was the audiovisual language, a process in which they took on the protagonism of the activities. The girls recorded some videos about themes they proposed and the material was edited collaboratively. From a closer relationship with the girls other issues came to surface: friendships, culture, cell phone “addiction”, social networks, dating, their motivations and sufferings. I relate this experience with the literature, bringing up elements from the pluriverse of the Karajá girls and from studies related to the themes addressed. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Departamento de Antropologia (ICS DAN) Faculdade de Educação (FE) Faculdade UnB Planaltina (FUP) Instituto de Ciências Sociais (ICS) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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