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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37062
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Title: A construção social do mercado de açaí para fortalecer a gestão territorial na Ilha do Capim, no município de Abaetetuba no estado do Pará
Authors: Azevedo, Dadiberto Pereira
Orientador(es):: Pereira, Ludivine Eloy Costa
Coorientador(es):: Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Assunto:: Açaí
Açaí - comércio
Gestão territorial
Agroextrativismo
Comunidades tradicionais
Issue Date: 11-Mar-2020
Citation: AZEVEDO, Dadiberto Pereira. A construção social do mercado de açaí para fortalecer a gestão territorial na Ilha do Capim, no município de Abaetetuba no estado do Pará. 2019. 159 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Esta dissertação trata sobre a construção social do mercado de açaí (Euterpe Oleraceae Mart.) para fortalecer a gestão territorial no âmbito das relações mercantis na Ilha do Capim em Abaetetuba/PA. O objetivo deste trabalho é compreender os desafios históricos e atuais no que se refere às relações dos agroextrativistas com os mercados e analisar processos de construção social de mercados que busquem superar estes desafios, no sentido de fortalecer estratégias de gestão autônoma do território. A pesquisa foi realizada em três fases. A primeira foi a análise da trajetória das transformações nas formas de intercâmbio econômico para revelar os desafios atuais provocados pelas mudanças históricas na configuração das relações econômicas no território. Esta fase foi operacionalizada através de pesquisa histórica. O segundo momento foi a realização de um diagnóstico dos sistemas de produção para evidenciar as implicações atuais das mudanças nas relações com o mercado identificadas no primeiro momento da pesquisa. Esta fase da pesquisa foi operacionalizada através da aplicação de questionário semiestruturado. A terceira fase da pesquisa consistiu na análise de experiências concretas voltadas para a superação dos problemas vivenciados no território no âmbito das relações mercantis. Buscou-se verificar as lições que estas experiências aportam para a criação de estratégias que permitam articular o processo de construção social de mercados com o fortalecimento da gestão autônoma do território. Para isso, realizou-se análise comparativa entre várias experiências de organizações agroextrativistas, incluindo uma experiência da localidade estudada. Ainda nesta fase, foi organizado um espaço de discussão para apresentar aos agroextrativistas os resultados obtidos nas duas primeiras fases da pesquisa e, a partir disso, elaborar coletivamente propostas de superação dos desafios identificados. A pesquisa mostrou que existem profundas desvantagens dos agroextrativistas da Amazônia no âmbito das relações mercantis e são crescentes as mudanças socioambientais causadas por essa forma de mercado. As desvantagens caracterizam-se por um conjunto de bloqueios históricos e atuais de natureza político-institucional que implicam na transferência da maior parte da riqueza social produzida no território para as mãos de agentes mercantis externos. As mudanças socioambientais caracterizam-se pela crescente especialização dos sistemas de produção e a consequente simplificação da paisagem. A pesquisa mostrou também que a superação destes desafios depende de um processo de construção social de mercados que articule dois fatores: (a) a criação de estratégias de autonomia em relação a agentes mercantis externos e (b) a criação de estratégias de autonomia para ampliar as margens de liberdade internas no território. A realização desta pesquisa trouxe o resultado concreto de criar um espaço social de aprendizagem permanente para a superação dos problemas enfrentados no âmbito das relações mercantis na comunidade estudada.
Abstract: This dissertation deals with the social construction of the market of Açaí (Euterpe Oleraceae Mart.) to strengthen the territorial management in the ambit of mercantile relations in Capim Island in Abaetetuba/PA. The objective of this work is to understand the historical and current challenges regarding the relations of the agroextractivists with the markets and to analyze processes of social construction of markets that seek to overcome these challenges, in order to strengthen strategies of autonomous management of the territory. The research was carried out in three phases. The first was the analysis of the trajectory of the transformations in the forms of economic exchange to reveal the current challenges provoked by the historical changes in the configuration of the economic relations in the territory. This phase was operationalized through historical research. The second moment was the realization of a diagnosis of the production systems to highlight the current implications of the changes in the market relations identified in the first moment of the research. This phase of the research was operationalized through the application of a semi-structured questionnaire. The third phase of the research consisted of the analysis of concrete experiences aimed at overcoming the problems experienced in the territory in the scope of mercantile relations. The aim was to verify the lessons that these experiences contribute to the creation of strategies that allow articulating the process of social construction of markets with the strengthening of the autonomous management of the territory. For this, a comparative analysis was made between several experiences of agroextractivists organizations, including an experience of the studied locality. Also at this stage, a discussion space was organized to present the results obtained in the first two phases of the research to agroextractivists, and from this, collectively elaborate proposals to overcome the challenges identified. The research showed that there are deep disadvantages of the agroextractivists of the Amazon in the scope of the mercantile relations and the socioenvironmental changes caused by this form of market are increasing. The disadvantages are characterized by a set of historical and current political and institutional blocks that imply the transfer of most of the social wealth produced in the territory to the hands of external market agents. Socio-environmental changes are characterized by the increasing specialization of production systems and the consequent simplification of the landscape. The research also showed that overcoming these challenges depends on a process of social construction of markets that articulates two factors: (a) the creation of autonomy strategies in relation to external market agents and (b) the creation of autonomy strategies to expand the internal margins of freedom in the territory. The realization of this research brought the concrete result of creating a social space of permanent learning to overcome the problems faced in the scope of mercantile relations in the studied community.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional
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